ACP | Associação Comercial do Paraná

Vendas de Páscoa tiveram 7% de queda em Curitiba

Valor médio gasto por presente caiu 13%

Pesquisa pós Páscoa encomendada ao Instituto Datacenso pela Associação Comercial do Paraná revelou a primeira queda de vendas para a data em cinco anos em Curitiba. Foram sete pontos percentuais abaixo do índice registrado em 2014 – que teve crescimento de 3% com relação a 2013.

Comprando em média quatro presentes, cada consumidor gastou R$ 104,00 – R$ 26,00 por presente. O valor médio desembolsado pelos consumidores no ano passado foi de R$ 117,00, o que representou redução de 13% em 2015. “O volume de vendas de 2014 e início de 2015 já vinha apresentando crescimento abaixo do esperado e aquém do ano anterior”, revelou Cláudio Shimoyama, diretor do Instituto Datacenso.

Do outro lado do balcão, a maior parte dos 200 comerciantes curitibanos que observaram baixo desempenho nas vendas de Páscoa (59%), afirmaram que a causa do resultado negativo foi principalmente a alta nos preços dos chocolates e a crise econômica no país que faz o consumidor evitar gastos.  

Apesar disparada dos valores, a sondagem revelou que a maioria dos consumidores não comparou as melhores ofertas entre os estabelecimentos comerciais (58%), sendo que alguns pesquisaram preços pessoalmente nas lojas (34%). Aqueles que optaram por presentear na Páscoa  foram ao comércio na última hora, entre três e sete dias antes do feriado (63%).

Os 200 consumidores ouvidos têm perfil equilibrado quanto ao gênero, com faixa etária entre 18 a 45 anos e renda familiar mensal entre R$ 1.245,00 a R$ 3.110,00.  A principal forma de pagamento utilizada continua sendo por meio cartão de crédito à vista (39%) e parcelado (24%).