Vendas no comércio caem 11,3% na Copa, diz Boa Vista SCPC

 

As vendas do comércio brasileiro tiveram queda de 11,3%, no período de 12 de junho a 13 de julho de 2014 – durante a Copa do Mundo, contra o período anterior (11 de maio a 11 de junho/14), de acordo com levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), cuja representante exclusiva no Paraná é a ACP. 

O levantamento fez um recorte do comércio a partir da base de dados nacional da Boa Vista SCPC, com consultas feitas pelos comerciantes de todo o varejo no período, e contabilizou os jogos do Brasil como feriados, o que fez com que o período avaliado tivesse 14 dias úteis, ante 19 dias úteis no período anterior.

De acordo com Flávio Calife, economista da Boa Vista SCPC, esse levantamento não engloba os serviços e hotelaria, que foram beneficiados com o campeonato.

“Os dias de jogos do Brasil foram nulos para o varejo. É possível que as compras que seriam feitas no período sejam feitas nos próximos meses. Mas, se olharmos o movimento comércio para o ano ele deve ser menor que em 2013”, disse Calife.

No entanto, o levantamento apontou que, mesmo com a redução em 2014, o movimento do comércio cresceu 2,6% no período da Copa do Mundo do Brasil, se comparado ao mesmo período de 2013.