Mobilização pela prevenção do câncer de mama
04 de out de 2011 | Escrito por ACP
Levantamento do Instituto Nacional do Câncer mostra que 400 homens morrem por ano, no Brasil, vítimas da doença. Prevenção é o alvo.
Mesmo sendo menos suscetíveis à doença do que as mulheres, os homens também podem ter câncer de mama. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a incidência do tumor mamário é mais rara neles e atinge apenas um homem para cada 100 mulheres, o que faz com que o problema seja menos divulgado, mas não menos perigoso. Daí a importância do auto-exame e das visitas frequentes ao médico.
Para conscientizar tanto homens quanto mulheres sobre o problema, uma grande mobilização promovida pelo Conselho da Mulher Executiva (CME) da Associação Comercial do Paraná (ACP) em parceria com o movimento Outubro Rosa, tomou conta do calçadão da Rua XV de Novembro, no sábado (1º). O evento serviu para ressaltar a importância da detecção do tumor em sua fase inicial, para potencializar as chances de cura.
Foi justamente o exame de toque que levou o aposentado Hamilton Ianoski a descobrir que ele fazia parte das estatísticas do Inca. “Durante o banho toquei meu peito e senti um caroço. Fui ao oncologista e uma ecografia revelou que era mesmo um tumor”, contou. Ele passou por uma cirurgia e depois teve que fazer 12 sessões de quimioterapia e mais 30 de radioterapia para finalizar o tratamento.
Hoje, 10 anos após receber o diagnóstico e já curado da doença, o aposentado afirma que continua indo ao médico de seis em seis meses e que faz uso de um remédio para garantir que o câncer não volte. Mais do que um ex-paciente, Ianoski tornou-se, também, propagador da importância dos exames e usa seu depoimento para alertar outros homens sobre o problema.
A coordenadora do CME, Kazuco Akamine, falou da relevância do movimento, principalmente numa realidade onde a cada 18 minutos morre uma mulher vítima do câncer de mama, no país. Ainda segundo ela, estima-se que somente no Paraná 2.990 mulheres morrerão até o final deste ano em função dos agravantes da doença. “Precisamos conscientizar as pessoas que a prevenção é mais barata e eficaz”, disse a coordenadora.
Mal silencioso
De acordo com Sérgio Hatschabach, médico oncologista do Hospital Erasto Gaertner, o câncer é uma doença silenciosa e traiçoeira, por isso as pessoas não devem esperar o aparecimento de algum sintoma para procurar ajuda especializada. Segundo ele, “a maior e mais eficiente arma que nós temos contra o câncer ainda é a prevenção”. O médico recomenda que homens e mulheres, acima dos 40 anos, façam exames clínicos anuais para detectar qualquer sinal do problema e pratiquem corriqueiramente o auto-exame em casa.
Engajamento
O engajamento na luta pela redução dos casos de câncer de mama no Brasil é dever de todos. O vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Camilo Turmina, que também esteve presente no evento de sábado, lembrou da importância da participação dos inúmeros setores da sociedade nas campanhas de conscientização. Segundo disse, “a ACP defende o lado econômico dos empresários, mas também se preocupa com a saúde de todos”.
O lançamento oficial do Outubro Rosa ocorrerá na quarta-feira (5), no Memorial de Curitiba. Durante todo o mês, ações de prevenção ao câncer serão realizadas em vários pontos da cidade e alguns monumentos históricos da cidade estarão iluminados na cor rosa fazendo menção à campanha, entre eles, inclusive, o prédio da Associação Comercial do Paraná, na esquina das ruas XV de Novembro e Presidente Faria.
[nggallery id=56]
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.