Reunião abre diálogo em prol da segurança nas transações de veículos seminovos e usados
09 de ago de 2024 | Escrito por ACP
Na última quinta-feira, dia 08 de agosto, a Associação Comercial do Paraná recebeu uma reunião importante, com a participação de representantes de bancos e financeiras. Estiveram presentes o diretor-presidente do DETRAN-PR, Adriano Furtado, o presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone, o deputado Paulo Gomes e o presidente da ASSOVEPAR, Cesar Lançoni. O principal objetivo do encontro foi discutir práticas focadas em manter a segurança dos consumidores durante a compra e venda de veículos seminovos e usados, além de adotar novas práticas para fortalecer a confiança no setor.
Durante o evento, questões essenciais sobre a proteção do consumidor foram debatidas. Os participantes ressaltaram a importância inovar as práticas para manter o ambiente seguro para aqueles que desejam financiar um veículo, assegurando que os processos de compra sejam transparentes e confiáveis.
César Lançoni Santos, presidente da Assovepar, destacou o empenho da entidade em manter um comércio de veículos seminovos e usados saudável. “Esse encontro do setor com as financeiras, o Detran, ACP e o deputado Paulo Gomes, simboliza um avanço significativo na busca por soluções conjuntas que mantenham a segurança do consumidor no processo de compra, ao mesmo tempo que valorizam as revendas que atuam de forma ética”, destacou.
O Deputado Paulo Gomes enfatizou a importância deste diálogo intersetorial e a colaboração entre as entidades para estabelecer uma regulamentação que mantenha a segurança nas transações. Ele, que é autor do projeto de Lei que visa instituir o Código de Defesa do Consumidor Paranaense, agora aprovado na Assembleia e em fase de sanção pelo governador Ratinho Júnior, frisou a necessidade de discutir práticas que inibam fraudes e ofereçam mais tranquilidade para quem busca financiamento de veículos.
Adriano Furtado, diretor-presidente do DETRAN-PR, também abordou a necessidade de promover a comunicação entre as instituições para proteger os consumidores e garantir compras seguras. Ele ressaltou a relevância do Renave, que proporciona mais clareza nas negociações e segurança nas vendas, sugerindo às financeiras a implementação de taxas diferenciadas nas transações que envolvem esse processo.
Os representantes dos bancos e financeiras participaram ativamente do diálogo, esclarecendo aspectos das operações e formas de restringir o crédito para revendas inidôneas. Eles se mostraram disponíveis para colaborar nesse processo.
Gilberto Deggerone, presidente da ACP, que impulsionou essa discussão, avaliou o encontro como positivo. “Demos um passo importante ao pensarmos juntos em soluções que dificultem o acesso ao crédito por lojas que não operam de forma ética, sempre focando na segurança do consumidor”, avaliou.
No final da reunião, todos os participantes concordaram em dar continuidade ao diálogo, visando elaborar diretrizes que promovam ainda mais segurança nas transações de veículos seminovos e usados. Um novo encontro será agendado em breve, onde os envolvidos terão oportunidade de apresentar propostas concretas e discutir a implementação das medidas sugeridas.
Assessoria da Assovepar
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.