CME marca presença em solenidade pelo Outubro Rosa
02 de out de 2025 | Escrito por ACP
O Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná mudou de cor para ouvir lições de superação e coragem durante evento de celebração ao Outubro Rosa, em evento realizado nesta quinta-feira, abrindo a programação do Parlamento neste mês de conscientização e prevenção contra o câncer de mama, em ação proposta pela deputada e Secretária Márcia Huçulak (PSD).
“Isso significa 3.650 casos por ano e representa a maior causa de morte por câncer entre mulheres no Paraná. Por isso, o Outubro Rosa traz essa mensagem para nós, mulheres: a importância do autoexame, do autocuidado e, especialmente, da realização periódica da mamografia. Agora disponível no SUS a partir dos 40 anos, essa era uma demanda da sociedade”, destacou Márcia Huçulak.
Segundo a parlamentar, apesar de os fatores genéticos representarem entre 10% e 15% dos casos, os riscos podem ser reduzidos com a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de atividade física, controle do peso, não fumar e diminuir o estresse. “É um diagnóstico que nenhuma de nós deseja. Mas, por outro lado, a boa notícia é que há tratamento. Diagnosticado na fase inicial, o câncer de mama tem 95% de chance de cura”, acrescentou.
A vice-presidente e Coordenadora do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial do Paraná (ACP), Albani Fracaro, destacou o trabalho de apoio e acolhimento de diversas entidades e voluntárias. “Agradeço profundamente às conselheiras por estarmos aqui hoje, representando as mulheres. A ACP há mais de 20 anos realiza este trabalho, levando informação, promovendo a conscientização e salvando vidas ao incentivar o diagnóstico precoce. Que esta homenagem às mulheres que atuam incansavelmente nessa causa seja também uma forma de dar visibilidade a um trabalho que muitas vezes passa despercebido, mas que transforma vidas e fortalece toda a sociedade”, disse.
Já a vice-coordenadora do Conselho da Mulher Empresária da ACP fez um chamado aos homens para que estejam presentes e acompanhem as mulheres em tratamento. “Sinto-me muito honrada de estar aqui; talvez não precisemos enfrentar tudo de forma agressiva, mas sim reconhecer a força que existe quando usamos nossa palavra e influência ao lado de outras mulheres. Estar juntas, presentes e com escuta ativa nos permite perceber umas às outras, acolher, apoiar e construir, coletivamente, o propósito que realmente importa”, disse Camila Salatti.
O encontro contou com a presença da primeira-dama Luciana Saito Massa, que falou sobre o programa Paraná Rosa, criado em 2019 e que neste ano passou a realizar busca ativa, especialmente na zona rural, com o atendimento da Carreta da Saúde da Mulher. A unidade móvel é equipada com consultórios itinerantes para a realização de exames gratuitos, incluindo mamografia – com 605 já realizadas em 2025. Até o fim do próximo ano, a carreta deve percorrer 48 cidades, garantindo atendimento e diagnóstico precoce a milhares de mulheres. Ela aproveitou para anunciar que o veículo será doado pela Volkswagen do Brasil ao Governo do Estado, garantindo a continuidade do programa.
“Quando pensei nessa carreta, pensei na minha mãe, que quando era mais jovem não tinha tantas informações. Por isso este mês é tão importante. O que está sendo feito é reconhecer o trabalho de muitas mulheres em prol de outras. O câncer de mama ainda mata muitas mulheres e precisamos nos unir para levar a informação sobre o diagnóstico precoce e a prevenção”, afirmou Luciana.
Um estudo da Public Health Practice mostrou que a conscientização aumenta significativamente o número de mamografias realizadas pelo SUS: em outubro, os exames crescem 33% em relação à média, chegando a 39% em novembro e 22% em dezembro. A pesquisa utilizou a base de dados do Ministério da Saúde sobre rastreamento mamográfico.
Menção honrosa
Durante a solenidade, nove instituições receberam títulos de menção honrosa pela dedicação ao tratamento e apoio a mulheres com câncer, formando uma rede fundamental para o enfrentamento da doença. Foram homenageados: Instituto Atitude na Cabeça; Associação de Apoio às Mulheres com Câncer em Colombo (AMUCC); Liga Paranaense de Combate ao Câncer/Hospital Erasto Gaertner; Centro de Apoio a Pacientes Oncológicos Dr. Bezerra de Menezes (Capo); Embaixadores do Bem; Associação Amigas da Mama (AAMA); Projeto PorMinhasMamas; Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN); e Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (HUMSOL).
Com informações da Alep-PR














Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.