ACP lança Campanha “Mexa-se, a atitude é a melhor prevenção” com caminhada pela Rua XV
03 de out de 2025 | Escrito por ACP
Com uma caminhada que reuniu mais de 100 pessoas na Rua XV, nesta manhã de quinta-feira (02.10), a Associação Comercial do Paraná (ACP), por meio da Câmara Setorial de Saúde, fez o lançamento da campanha “Mexa-se, a atitude é a melhor prevenção”. A iniciativa faz parte das atividades do Outubro Rosa, movimento mundial busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama.
O Outubro Rosa surgiu em 1990, em Nova York, durante a primeira “Corrida pela Cura”. Desde então, tornou-se um movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama, com ações que se intensificam no mês de outubro. Neste ano, a ACP reafirma seu compromisso com a saúde integral da mulher e aposta no lema “Mexa-se, a atitude é a melhor prevenção”, promovendo informação, acolhimento e incentivo ao cuidado contínuo. Por conta disso, durante o dia realizou atividades como serviços gratuitos de orientação sobre saúde bucal, alimentação e prática de atividades físicas e uma palestra com o médico ginecologista Romualdo Gama, abordando rejuvenescimento e prevenção do câncer de mama.
Na abertura, a vice-presidente da ACP, Edina Félix, representando o presidente Antonio Gilberto Deggerone, emocionou-se ao compartilhar sua experiência pessoal. “Hoje iniciamos mais uma edição da campanha Outubro Rosa, um movimento de conscientização que transcende fronteiras e nos une em torno de uma causa nobre. O câncer de mama, quando descoberto precocemente, tem grandes chances de cura. Eu sou prova viva disso. Por isso, nosso lema é ‘Mexa-se, a atitude é a melhor prevenção’. Mais do que vestir o rosa, queremos vestir a causa”.
A coordenadora da Câmara Setorial de Saúde, Malu Gomes, enfatizou que a atenção ao câncer de mama e colo de útero não deve se limitar a Outubro Rosa, mas sim ser um trabalho o ano todo. Lembrou que a Comissão de Saúde da Mulher da Prefeitura de Curitiba trabalha ativamente, discutindo e elaborando políticas públicas para a saúde da mulher em todas as unidades de saúde, UPAs e distritos sanitários de Curitiba. Ao considerar esse trabalho uma missão, disse que graças a esse esforço, não faltam exames de mamografia na rede municipal”.
Saúde integral da mulher
A Secretária Municipal de Saúde, Tatiane Filipak, destacou que Curitiba é referência em atenção à saúde e anunciou o lançamento do “Circuito da Mulher”, uma iniciativa que, aos sábados, abrirá unidades de saúde para oferecer vacinas, exames preventivos, agendamento de mamografias, atendimentos nutricionais e outras ações de bem-estar.
“O câncer de mama é a principal causa de mortalidade entre mulheres, mas pode ser prevenido. Prevenção não é só mamografia, é mudança de estilo de vida: atividade física, alimentação adequada e cuidado emocional. Somos corpo, mente e espírito. Quando estamos bem, conseguimos cuidar também de quem está ao nosso lado”, acentuou a secretária.
Para a assessora especial do prefeito Eduardo Pimentel, Tatiana Turra, o importante é a mobilização coletiva. “A saúde da mulher impacta toda a família e, consequentemente, toda a sociedade. Empresários, famílias e comunidade devem ser multiplicadores da informação e da atitude preventiva”, afirmou.
Abertura da campanha da ACP contou ainda com a presença de: Ariane Assis, administradora da Regional Matriz; Marli Teixeira, secretária da Mulher e Igualdade Étnico-Racial; Mariana Neres, diretora de Políticas Públicas Pra Mulheres do Governo do Estado, vereadoras Indiara Barbosa e Rafaela Lupion; delegadas Ana Cláudia Machado e Tathiana Guzella (vereadora), Mônica Meister Lourdes, supervisora da Guarda Municipal de Curitiba, vice-presidentes, coordenadores dos conselhos e colaboradores da ACP, representantes da Polícia Militar e Civil, dos patrocinadores e profissionais de saúde.











Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.