ACP recebe José Pio Martins para reflexões sobre a atual conjuntura política e econômica
14 de abr de 2023 | Escrito por ACP
A Associação Comercial do Paraná – ACP recebeu nesta quinta-feira (13) o economista e professor José Pio Martins, que ministrou a palestra “Considerações sobre a Política, Poder e Economia”. O evento foi aberto para o público em geral e trouxe reflexões sobre a importância de o empreendedor acompanhar os acontecimentos fora da empresa para a gestão do seu negócio.
“Todos os presentes aqui querem aprender e entender mais sobre as boas práticas. A palestra certamente contribuiu para que a gente pudesse entender, o que é está acontecendo e o que estar por vir. Assim, entender como o empresariado pode se preparar para as oportunidades e os desafios”, disse o presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone.
Ao introduzir sua fala, o economista destacou que os problemas são vistos por óticas pessoais e parciais, o que ensina que é preciso olhar para o todo sob outras perspectivas para solucionar as questões. “Toda e qualquer palestra, assim como qualquer ciência, é um recorte parcial da realidade. Arthur Schopenhauer já dizia que nós não vemos os problemas como eles são, nós vemos os problemas como nós somos. Então na verdade é um problema porque nós todos somos limitados e um recorte da realidade”, disse.
Ele traçou um paralelo da política econômica com o que acontece nas empresas e como as decisões econômicas podem interferir nos negócios de cada um. “Sendo a economia uma ciência social que tem uma parte mecânica, você também tem a política, a ciência política, o poder e a ciência do poder. Aí você pode começar a entender alguns aspectos da economia porque a política econômica, que é a maneira como a própria sociedade interfere na filosofia econômica, na teoria econômica e no funcionamento dessa grande máquina chamada mundo, país e cidade, tem ligação”, destacou.
Ao final da palestra também foi aberto um espaço para que os participantes pudessem tirar dúvidas e esclarecer pontos como a flutuação do dólar, comércio interno e externo, o produto interno bruto, infraestrutura e a capacidade produtiva do país. “De tudo o que foi dito hoje é possível traçar um paralelo também com o governo, nós não vemos o governo como ele é, a gente vê como nós somos. Isso também tem relação com o agronegócio, hoje não faz mais sentido falar em rural e urbano, não estamos longe um do outro e não basta apenas saber produzir, é preciso administrar a demanda”, destacou José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar que acompanhou o evento.
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.