ACP recebe Movimento Negro Suprapartidário e Governador do Estado para discutir políticas públicas de combate ao Racismo
15 de set de 2022 | Escrito por ACP
Na noite desta quarta-feira (14), a Associação Comercial do Paraná – ACP recebeu o Movimento Negro Suprapartidário e o governador do Estado, Ratinho Júnior, para discutis a criação de políticas públicas de igualdade racial e para comunidades tradicionais no Paraná. Durante o evento foram apresentadas as demandas da população negra do estado e propostas de promoção à igualdade racial para serem incluídas no Plano de Governo, caso o candidato à reeleição vença as eleições.
Para o presidente da entidade, Camilo Turmina, desde sua fundação a ACP atua como mediador junto ao Poder Público para a busca por melhorias e o desenvolvimento da sociedade como um todo. “Com o nosso fundador como inspiração nós criamos ano passado o Instituto Barão do Serro Azul que desenvolve ações sociais contemplando não apenas o empresariado, mas também para melhorar o nosso entorno e trabalhar por uma sociedade mais justa, igualitária propícia para o empreendedorismo e a livre iniciativa”, destacou.
Neste sentido a empreendedora e empresária membro do movimento, Roberta Kissy Guimarães Lourenço, destacou a necessidade de se combater o racismo estrutura e incentivar o empreendedorismo entre a população negra. “Muitos de nós precisamos empreender justamente por conta da falta de empregos e de acesso à bons empregos pela população negra. É preciso brigar por espaços para combater a invisibilidade estrutural e fomentar o espaço negro no empreendedorismo”, disse.
O governador Ratinho Junior destacou os avanços na implementação de políticas de igualdade racial, como a criação do Fundo Estadual de Promoção da Igualdade Racial e da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social do Paraná (Sudis), que funciona como porta de entrada dos movimentos sociais no Estado.
“O nosso objetivo é abrir portas e fazer com que os negros tenham mais voz e oportunidades. Fomos o primeiro Estado a criar um fundo para colaborar com o trabalho de ampliação dos espaços no mercado de trabalho, do combate à discriminação e do empoderamento dos negros na sociedade, que são quem melhor entendem o que é bom para melhorar e ampliar esses projetos”, disse Ratinho Junior.
O Fundo Estadual de Promoção da Igualdade Racial é usado para políticas públicas que tenham como finalidade promover a igualdade de condições e a inclusão social da população negra, das comunidades indígenas e dos demais segmentos étnicos minoritários. Esse fundo cria um crédito especial no valor de R$ 2 milhões para investimentos em ações que promovam a igualdade racial e combatam a discriminação.
Ele contempla também os Povos de Comunidades Tradicionais, como os ciganos, povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais de matriz africana ou de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, caboclos e pescadores artesanais, entre outros.
Um trabalho importante na avaliação de Saul Dorval da Silva, que preside o Conselho de Promoção da Igualdade Racial, órgão formado por representantes do Estado e da sociedade civil, um dos resultados obtidos foi o aumento da empregabilidade dos negros.
“Aumentamos em 37% a empregabilidade negra no Paraná no ano passado em relação a 2020 graças aos repasses por meio do Fundo de Promoção de Igualdade Racial aos fundos municipais e à luta do Movimento Negro, que tem buscado o diálogo com empresas para que se destinem vagas aos negros. O resultado disso foi a criação de mais de 30 mil empregos para os negros”, informou Silva.
Para ele, fazer o evento na casa de uma entidade centenária e tão importante como a ACP fundada por um herói paranaense que foi abolicionista tem muito significado. “A ACP é uma referência para a empregabilidade e há 132 anos é um exemplo de prosperidade também para o povo negro”, destacou.















Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.