Alemanha pauta a edição do Café Business promovido pelo Coninter
10 de out de 2024 | Escrito por ACP
Grande parceiro comercial do Brasil e do Paraná, a Alemanha foi o tema do Café das Nações Business, realizado nesta quarta-feira (9), pelo Conselho de Negócios e Relações Internacionais (Coninter) da Associação Comercial do Paraná (ACP). A edição especial do Café, promovido em parceria com o jornal Diário Indústria e Comércio, visa integrar as Câmaras de Comércio e Consulados, e nesta ocasião contou com a participação do gerente regional da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha (AHK) Paraná, Augusto Michells.
O vice-presidente da ACP, Antoninho Caron, abriu o evento em nome do presidente da entidade, Antônio Gilberto Deggerone, cumprimentando os membros e coordenador do Coninter, Monroe Olsen e Antonio Carlos Gull, pela parceria e dinâmica do Café das Nações. Caron lembrou que, em 1939, a economia paranaense dependia 39% de investimentos alemães, indicando a importância da economia germânica para o Brasil e o Paraná. “Fala-se que governos geram empregos, mas o papel do governo é fazer os acordos, a cooperação econômica. Quem faz a integração são os Consulados e Câmaras de Comércio, e quem efetivamente gera business e empregos, são os empresários. Por isso, a importância do setor empresarial para realizar negócios”, destacou Caron.
O coordenador do Coninter, Monroe Olsen, destacou a importância do Conselho para os associados, enfatizando o papel estratégico da AHK, que vai além da gestão, envolvendo também parcerias com prefeituras e estados para facilitar negócios. “O Coninter tem como missão garantir que os empresários na ACP tenham todas as respostas e possam identificar oportunidades”, ressaltando o foco da versão Business do Café das Nações nas Câmaras Comerciais, bem como a importância da colaboração entre Câmaras e Consulados, mesmo com objetivos distintos. Olsen agradeceu à Treger Produções, primeira patrocinadora do evento.
Rodolpho Zannin Feijó, assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, destacou a vocação internacional da cidade, que celebra em 2024 os 200 anos da imigração alemã no Brasil. “Curitiba sempre foi uma referência global, especialmente em urbanismo. Com um ambiente de negócios voltado à internacionalização, é essencial mantermos fortes parcerias”, afirmou.
O gerente regional da AHK Paraná, Augusto Michells, abordou o papel das Câmaras de Comércio, representando a economia alemã em 93 países, com 153 escritórios. No Brasil, são quatro, sendo a primeira no Rio de Janeiro, em 1916, e a de Curitiba estabelecida em 1972, em função da criação da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), onde várias empresas alemãs se instalaram. Michells ressaltou que, apesar de a Alemanha ser a terceira maior economia global, enfrenta desafios devido a crises migratórias, sociais e políticas, o que impacta seu crescimento. Ele destacou o papel das pequenas e médias empresas no fortalecimento da economia alemã e apontou o Brasil como um parceiro estratégico, especialmente em transição energética, com o hidrogênio verde sendo uma grande oportunidade de exportação.
Entre os presentes no evento estavam a vereadora de Curitiba, Indiara Barbosa; Cristiane Yared, assessora especial da Secretaria de Indústria e Comércio do Paraná; Fabiana Tronenko, embaixatriz da Ucrânia; Julio Cesar Urban, diretor da Treger Produções; e Eros Augusto, representando os Correios. Os convidados foram chamados para participar de eventos promovidos pela Treger Produções, como a Noite dos Sonhos e o Réveillon de Curitiba. Além disso, Matías Crudo, presidente da Câmara Argento Brasileira, convidou todos para o Seminário de Negócios da Câmara Argentina-Brasil, marcado para 31 de Outubro.
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.