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Como liderar e inspirar times formados por múltiplas gerações?

21 de ago de 2024 | Escrito por ACP

Pela primeira vez na história, empresários e líderes empreendedores enfrentam o desafio de gerenciar até cinco gerações distintas simultaneamente dentro das suas empresas. Baby Boomers, X, Y, Z e Alpha (jovens que acabaram de fazer 14 anos e entraram nas organizações como menor aprendiz a partir de Janeiro deste ano) estão tentando conviver nessa Torre de Babel da vida real, uma diversidade etária e cultural no ambiente corporativo onde alinhar expectativas e posicionamentos se tornou essencial para o sucesso e a harmonia organizacional.

E qual o papel dos líderes neste novo e único momento da história? Esta foi a tônica da palestra que o mentor, palestrante, LinkedIn Top Voice e Creator, CEO e escritor best seller Ricardo Dalbosco proferiu nesta terça-feira, em Curitiba, a convite da Associação Comercial do Paraná (ACP).

Ele iniciou sua abordagem traçando um perfil de cada geração e suas peculiaridades que impactam diretamente suas expectativas e comportamentos de consumo. “No ambiente corporativo, os líderes precisam estar atentos a essas diferenças para promover uma convivência harmoniosa e eficaz”, frisou Dalbosco.

Os Baby Boomers (nascidos entre 1945-1964) representam uma geração com valores tradicionais e um forte compromisso com o trabalho. Embora muitos estejam próximos da aposentadoria, ainda exercem influência significativa no mercado. Já a Geração X (nascida entre 1962-1981) é caracterizada pelo pragmatismo e pela independência, são profissionais experientes que equilibram as mudanças tecnológicas com a experiência adquirida ao longo dos anos. Os Millennials ou Geração Y (nascidos entre 1982-1997) possuem grande poder de consumo e buscam marcas que se alinhem aos seus valores e que ofereçam experiências significativas. Nascida entre 1998 e 2010, a Geração Z são os chamados “nativos digitais”, que hoje representam cerca de 6% do mercado atual e até 2030 serão 30% da força de trabalho global. “Ou seja, as marcas que desejam se conectar com essa geração precisam ser autênticas e ágeis”, lembrou o palestrante. Por fim, a Geração Alpha (de 2010 em diante) começa agora a dar os primeiros passos no mercado de trabalho, mas já desafia as lideranças com novas formas de pensar e interagir com o mundo.

Segundo Dalbosco, o ruído no posicionamento de uma marca ou de um profissional ocorre quando há um grande descompasso entre quem ele acha que é e quem ele de fato é. “Diminuir essa lacuna, aproximando quem você é de quem você deseja ser, não só fortalece a identidade pessoal e corporativa, mas também gera confiança nas relações com clientes e colaboradores”, assegurou, citando exemplos de empresas como O Boticário e Quem Disse Berenice?, que têm investido em estratégias para conectar diferentes gerações. Parcerias que unem marcas com apelo nostálgico para a Geração X e Y, como as colaborações com Bubaloo e Bala 7 Belo, mostram que é possível criar uma ponte entre o passado e o presente, atraindo tanto o público jovem quanto o mais experiente.

Com a expectativa de vida média aumentando, e a dificuldade de efetivamente entrar na aposentadoria, Baby Boomers, Geração X e Y, Z e Alpha definitivamente terão que encontrar formas de interagir, lideradas por pessoas que entendam e respeitem suas especificidades.

“O maior desafio das lideranças atuais é compreender e integrar essas diferentes gerações, criando um ambiente onde todos se sintam valorizados e ouvidos. As empresas que conseguirem reduzir o ruído no seu posicionamento e se conectarem autenticamente com cada uma dessas gerações terão uma vantagem competitiva significativa no mercado”, conclui o palestrante.

Ao final, Dalbosco apresentou aos presentes seu mais novo livro “Do invisível ao inesquecível: Como construir uma marca pessoal de sucesso, ser admirado pelo mercado e transformar a sua carreira” (Editora Gente).

Conheça o trabalho de Ricardo Dalbosco em:

LinkedIn:https://www.linkedin.com/in/ricardo-dalbosco-marketing-personal-branding-marca-pessoal-conselheiro-palestrante/

Instagram: @ricardo.dalbosco

Site: https://ricardodalbosco.com

YouTube: https://www.youtube.com/c/RicardoDalbosco-marcapessoal

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