Conselho de Cultura consegue permissão para acesso gratuito de filme e revista em quadrinhos sobre o Barão do Serro Azul
01 de jun de 2020 | Escrito por ACP
Graças à atuação do Conselho de Cultura da Associação Comercial do Paraná, agora é possível ter acesso à história dos últimos dias do Barão do Serro Azul, que foi contada no filme “O Preço da Paz” (2003), do produtor Maurício Appel e do diretor Paulo Mandelli. O filme foi disponibilizado no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=SWF2OKvC7C4) e pode ser acessado gratuitamente.
O Barão do Serro Azul, Ildefonso Pereira Correia, foi o fundador da Associação Comercial do Paraná. No último dia 20 de maio completaram-se 126 anos de sua morte. Hoje reconhecido como herói nacional, o Barão foi considerado como um traidor da pátria e até a simples menção de seu nome era proibida. O filme O Preço da Paz”, rodado em Curitiba, Castro e na Lapa, conta a saga do Barão e seus últimos tempos de vida, além de todo o esforço para evitar que Curitiba fosse destruída pelos “maragatos” que marchavam do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro e que queriam tirar o então presidente Floriano Peixoto do poder.
A obra conta no elenco com Herson Capri, Lima Duarte, Giulia Gam, Danton Mello, José de Abreu e Camila Pitanga, entre outros.
Outra conquista do Conselho de Cultura da ACP, que conta com a coordenação de Dislene Galdino de Freitas, foi a liberação para acesso gratuito da revista em quadrinhos “Herói da Paz”, que também fala sobre a saga do Barão do Serro Azul. Confira o link da revista: https://issuu.com/nmconhecimento/docs/revista_finalizada_web.
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.