Consultora de negócios de moda mostra a lojistas os segredos para crescer e lucrar mais
22 de nov de 2024 | Escrito por ACP
A consultora de negócios de moda Andressa Rando Favorito foi a convidada especial do Conselho da Mulher Empresária (CME), da Associação Comercial do Paraná (ACP), para palestrar sobre estratégias para dobrar o lucro de marcas e lojas, sem investir mais em marketing. O evento aconteceu na quinta-feira (21) e reuniu lojistas de diversos setores para discutir os pilares da lucratividade.
Com mais de 20 anos de experiência no mercado de moda, tanto na Europa quanto no Brasil, Andressa é a criadora da maior escola online de gestão de moda do Brasil, que já conta com mais de 3 mil marcas e lojistas de todo o mundo. Durante a palestra, foi recebida pelo presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone, e pela coordenadora do CME, Albanir Gaier Fracaro.
A especialista compartilhou com os presentes os principais pilares para aumentar a lucratividade de um negócio de moda. “Para aumentar o lucro, é fundamental ter estoques mais saudáveis. Sem estoque, não há venda”, ressaltou Andressa. Ela explicou que o estoque funciona como uma ponte entre a produção e a venda. Quando a empresa não tem produtos disponíveis, mesmo com interesse do cliente, a transação não acontece.
Andressa também destacou três dicas essenciais para alcançar maior rentabilidade: estratégias de preço conscientes, sortimento de produtos lucrativo e encantador e gestão ativa das vendas e estoques. De acordo com ela, marcas e lojas devem equilibrar acessibilidade e exclusividade para atrair os consumidores. “A loja ou marca que decodifica os desejos dos seus clientes e oferece os produtos certos, com estoque disponível, será sempre a primeira escolha deles”, afirmou.
Em relação ao sortimento, Andressa ressaltou a importância de selecionar produtos estratégicos para o posicionamento da marca. “O sortimento deve ser pensado para encantar e fidelizar os clientes, com itens que maximizem as vendas e atendam às tendências do mercado.”
Outro ponto enfatizado foi a gestão ativa de vendas e estoques. Para Andressa, um gerenciamento eficiente é crucial para o sucesso. “É necessário analisar constantemente o desempenho de vendas, controlar rigorosamente o estoque e se adaptar às flutuações de demanda, garantindo que a empresa nunca fique sem produtos essenciais.”
Ela também alertou sobre a importância de acompanhar de perto o desempenho das vendas e estoques, com atualizações semanais. “A análise em tempo real permite corrigir falhas e evitar perdas de vendas e lucros”, completou.
Andressa explicou que existem quatro faixas de preços que as lojas devem considerar em sua estratégia: a P1, que atrai novos clientes, com alto volume e margem menor; a P2, que retém o cliente com bom volume e margem de lucro; a P3, que encanta o cliente com produtos especiais e alta margem; e a P4, voltada para o cliente que busca o ‘produto dos sonhos’, com baixo volume e altíssima margem. “A loja deve focar no seu ‘core business’, definindo o preço onde ele é mais relevante para o cliente”, concluiu a consultora.




Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.