• Agenda
  • Arbitac
  • Atendimento ao Consumidor
  • LGPD
  • Notícias
  • Imprensa
  • Instituto do Barão
  • Sobre a ACP
  • Produtos e Serviços
  • Blog
  • Área do Associado
  • 2ª Via Boleto
  • Busca
  • Torne-se Sócio
CLIQUE AQUI E ASSOCIE-SE
ÁREA DO ASSOCIADO
Login:
Senha:

Notícias

Voltar para todas as postagens

<
Ir para a última postagem >

Cresce fatia dos que utilizarão o 13º salário para pagar contas de início de ano e poupar, aponta pesquisa da Boa Vista SCPC

06 de dez de 2017 | Escrito por ACP

Ainda de acordo com o levantamento, 34% dos consumidores tentaram reduzir os gastos com lazer. Um aumento de 9 pontos percentuais na comparação com 2016

Dos mais de mil entrevistados em todo o Brasil em  pesquisa online sobre hábitos de consumo para o Natal e Fim de Ano, realizada pela Boa Vista SCPC, que no Paraná é representada com exclusividade pela Associação Comercial do Paraná,  75% dos respondentes afirmaram que receberão o 13º salário. Destes, 37% disseram que utilizarão a renda extra para quitar dívidas, o que representa uma queda de 19 pontos percentuais (p.p.) na comparação com 2016. Por outro lado, aumentou em 17p.p. o número de consumidores que utilizará o 13º salário para poupar e pagar as contas, na comparação com 2016, atingindo a proporção de 46% (cada um com iguais 23% de representatividade).

Entre os consumidores que pretendem gastar menos dinheiro este ano, 44% irão quitar dívidas com o 13º salário. Para aqueles que pretendem gastar mais dinheiro em relação ao ano passado, 21% utilizarão o 13º salário para quitar dívidas e outros 32% irão investir.

Ainda segundo a pesquisa, 21% dos consumidores que pretendem poupar o 13º salário irão guardar até 30% do valor recebido, enquanto 14% conseguirão guardar entre 30% a 50% do valor. Ademais, saltou de 9% para 32% aqueles que pretendem guardar mais de 50% da renda extra. Por outro lado, 33% não conseguirão poupar nada, contra 48% registrados em 2016 e 44% em 2015. Ou seja, o consumidor parece estar mais preocupado em guardar o dinheiro, seja para reorganizar a vida financeira, seja para pagar as contas do início do ano.

Cenário econômico

Quando questionados sobre a percepção do atual do cenário econômico, 81% dos consumidores disseram que a mesma está igual ou pior em comparação ao ano passado. Na época foram registradas 84% das menções. No que se refere a vida pessoal financeira, a percepção atual também não é das mais otimistas. 56% dos consumidores afirmaram que o poder de compra e de pagamento diminuíram na comparação com 2016.

Para 32% dos consumidores, foram os gastos com a alimentação (desde as compras de supermercado até as despesas fora de casa), que mais pesaram no bolso no atual cenário de inflação e reajustes de preços neste ano. Em segundo lugar apareceu o aumento no preço dos combustíveis, passando de 7% para 17% das menções, um crescimento de 10p.p. em comparação ao último ano.

Diante da atual situação econômica, 80% dos consumidores declararam ter adotado hábitos de compras diferentes do que estavam habituados, com intuito de economizar. Como resultado da mudança de atitude frente à crise econômica e financeira, 34% dos consumidores conseguiram reduzir os gastos com o lazer. Outros 26% reduziram os gastos com alimentação.

De modo geral, 88% dos consumidores esperam que a vida financeira esteja melhor no próximo ano, se comparada ao momento atual. Quando questionados no final de 2016, sobre o que esperavam da vida financeira para 2017, 90% na época estavam mais otimistas, e esperavam uma situação melhor.

Metodologia

Um total de 1.009 consumidores, de todo o Brasil, participou da pesquisa online realizada pela Boa Vista SCPC, entre os dias 5 a 30 de outubro, com o objetivo identificar a pretensão de compra para o Natal e Fim de Ano. A leitura dos resultados deve considerar 3% de margem de erro e grau de confiança de 95%.

SOBRE A BOA VISTA SCPC

A Boa Vista SCPC é a gigante do segmento de inteligência analítica sobre consumidores e empresas.

Com mais de 60 anos de atuação e reconhecimento nos serviços prestados, desde a origem do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), é referência em soluções de crédito, score, marketing, gestão de riscos e fraudes, certificação digital entre outros serviços que estimulam a rentabilidade das empresas.

Um dos grandes diferenciais da Boa Vista SCPC é a transformação de dados de pessoas físicas e jurídicas em informações inteligentes para o mercado. Para isso, combina tecnologia e inovação, criando soluções analíticas que dão segurança nas avaliações de crédito e decisões de negócios.

A Boa Vista é pioneira em iniciativas marcantes para o consumidor brasileiro. Entre elas se destacam as campanhas de renegociação de dívidas, a autoconsulta gratuita de CPF pela internet e o monitoramento para proteção a fraudes. Além disso, a Boa Vista também inovou ao informar o score, uma pontuação que permite avaliar se o consumidor é ou não um bom pagador, hoje, disponível gratuitamente pela internet em www.consumidorpositivo.com.br.

A Boa Vista SCPC é precursora do Cadastro Positivo, que apresenta às empresas credoras o histórico de pagamentos honrados pelos consumidores, aumentando suas chances de conseguirem crédito no mercado.

Todas essas inovações reforçam a liderança da Boa Vista em serviços ao consumidor e em ser a parceira ideal nas decisões de negócios e em todo o ciclo de crédito.

 

 

 

 

 

 

Galeria de Imagens

Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.

VER ACERVO
  • Institucional
  • História
  • Diretoria
  • Conselhos
  • Documentos
  • Notícias
  • Galeria de Imagens
  • Revista do Comércio
  • PRODUTOS E SERVIÇOS
  • Análise de Crédito
  • Negativação e Cobrança
  • Inteligência de Mercado
  • Cadastro Positivo
  • Valida ID
  • Arbitac
  • Locação de Espaços
  • Benefícios
  • Unimed Saúde
  • Myrp | Sistema de Gestão
  • Redução Energia
  • VR Benefícios
  • Certificado Digital
  • Meios de Pagamento
  • Seguro de Vida Empresarial

ASSOCIE-SE

SOLICITAÇÃO DE CANCELAMENTO

TRABALHE CONOSCO

CONTATO

ÁREA DO COLABORADOR

Rua XV de Novembro, 621
Curitiba
CEP: 80020-310

(41) 3320-2929

© Copyright Associação Comercial do Paraná - Todos os direitos reservados

Certificado e desenvolvido por Explay Web Agency

Utilizamos cookies, em conjunto com nossos parceiros, para aprimorar sua navegação em nosso site. Isso inclui analisar a audiência e o desempenho, exibir publicidade e conteúdo personalizados (inclusive com base na sua localização), e facilitar sua interação com nossas redes sociais.
Você tem total controle sobre suas preferências! Acesse a seção "gerenciar os cookies" em nosso site para personalizar suas escolhas a qualquer momento.
Para informações detalhadas sobre como seus dados são utilizados, consulte nosso Aviso de Privacidade
OkPolítica de privacidade