Eike Batista apresenta a palestra “Brutal Eficiência” para empresários de Curitiba
05 de dez de 2024 | Escrito por ACP
A Associação Comercial do Paraná (ACP) apoiou a iniciativa do Instituto Democracia e Liberdade (IDL), que promoveu na manhã desta quarta-feira (4) a palestra “Brutal Eficiência”, proferida pelo empresário Eike Batista em sua sede em Curitiba. Reconhecido por ter sido um dos homens mais ricos do mundo e por idealizar projetos bilionários que surgem do zero, Eike compartilhou sua visão sobre novos empreendimentos voltados para a criação de futuros “unicórnios” — empresas que atingem a marca de mais de 1 bilhão de dólares em valuation.
O presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone, deu boas-vindas aos presentes, destacando que, em apenas 50 dias, a Associação sediou eventos memoráveis. “Tivemos a presença do CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, do psiquiatra e escritor Augusto Cury, do alpinista Waldemar Niclevicz, do especialista em inteligência artificial Dieter Borget. E, agora, Eike Batista. Acredito que todos sairemos daqui mais encorajados a enfrentar os desafios do mundo dos negócios”, afirmou Deggerone.
Edson José Ramon, presidente do IDL, expressou a sua satisfação pela realização do evento. “Trata-se de uma honra para o IDL, que recebe empresários e representantes de diversos setores da sociedade. Eike Batista está aqui para compartilhar sua trajetória e seus projetos, trazendo à tona a história de um grande empreendedor”, disse. “Para nós, é fundamental a força do empreendedorismo”, acentuou.
Brutal Eficiência
Durante a palestra, Eike Batista compartilhou suas reflexões sobre como alcançar o sucesso nos negócios e na vida pessoal. O conceito central de sua fala girou em torno da brutal eficiência — a busca por resultados rápidos e eficazes, com foco em decisões assertivas e eliminação de desperdícios. “Brutal eficiência não é apenas trabalhar muito, mas trabalhar da maneira certa, com intensidade, foco e disciplina para alcançar objetivos de alto impacto”, destacou.
Ele enfatizou a importância de transformar ações e ideias em resultados concretos, sem rodeios ou procrastinação, aplicando uma gestão precisa e estratégica. Eike também ressaltou a relevância da liderança forte, da capacidade de tomar decisões difíceis e da importância de aprender com os erros. Reafirmou que é preciso buscar constantemente por inovação e soluções sustentáveis no mundo dos negócios, o que reforça a importância da visão estratégica e do empreendedorismo no desenvolvimento do país.
O empresário usou sua própria trajetória como exemplo, destacando a mentalidade empreendedora, a perseverança e a habilidade de se reerguer. Para ele, o sucesso exige objetividade, dedicação e competência, além de adaptação diante de mudanças e adversidades. Ele ainda explicou seu modelo de gestão, a Visão 360°, uma abordagem holística que considera todas as dimensões de um negócio, integrando aspectos operacionais, financeiros e de mercado, com foco em inovação, redução de custos e captação de recursos.
Disse que a Visão 360°, desempenhou um papel crucial na estruturação de seus projetos estruturantes. Como exemplos, citou a construção do Porto do Açu, que fica no estado do Rio de Janeiro; e o complexo de minério de ferro, em Minas Gerais.
Eike também falou sobre a influência de seu pai, Eliezer Batista, em sua formação como empreendedor. “Ele me ensinou a ver tudo com uma visão de águia”, afirmou, lembrando de uma carta deixada por seu pai, onde descrevia sua capacidade de pensar grandes projetos, impulsionada pela audácia e sabedoria.
Inovações para o Futuro
Eike Batista também apresentou aos empresários sua mais recente revolução no campo da transição energética: a supercana. Esta biotecnologia, que promete transformar a produção de etanol, pode gerar até três vezes mais etanol por hectare e produzir de sete a doze vezes mais bagaço, uma fibra com potencial para substituir plásticos e isopor. “A supercana é mais fibrosa e grossa que as variedades atuais e pode revolucionar o mercado de energia limpa”, disse Eike, destacando as múltiplas aplicações dessa planta.
Outro projeto apresentado por Eike foi o bioestimulante Elisyum, composto por Lithothamnium, uma alga marinha rica em mais de 70 nutrientes. Destacou que a extração das algas calcificadas é feita por meio de dragagem de forma ecologicamente correta. “É um produto 100% natural, de origem biológica que contém aminoácidos essenciais para humanos, plantas e animais”, disse.
Além de seu valor nutricional para a saúde humana, o produto melhora as condições do solo e favorece a absorção de nutrientes pelas plantas, quando aplicado na agricultura, diminui o uso de agrotóxicos, eleva a produtividade dos solos, facilita a absorção de macros e micronutrientes pelas plantas, além de promover um reequilíbrio da biota do solo, reduzindo a acidez e gerando produtos mais nutritivos, firmes e, é claro, rentáveis.
Eike também falou sobre o projeto de importação de caminhões elétricos da China e o crescimento do mercado de carros elétricos no Brasil. Ele destacou a economia que esses veículos oferecem, revelando que seu próprio carro elétrico custa seis vezes menos na conta de energia do que o gasto com combustíveis convencionais. “Os carros elétricos chineses são os melhores e mais acessíveis, e citou uma fábrica automatizada, que produz 130 mil carros em apenas 76 segundos”, explicou. Por fim, Eike defendeu a energia solar entre as melhores opções de investimento para a transição energética no Brasil.









Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.