Eleições 2024: Luizão quer fazer o básico bem feito, como em sua gestão em Pinhais
10 de set de 2024 | Escrito por ACP
Na tarde de segunda-feira (09), o candidato à Prefeitura de Curitiba pelo partido Solidariedade, Luizão Goulart, participou da Sabatina com os Candidatos, promovida pela Associação Comercial do Paraná (ACP) para as Eleições de 2024. Luizão, conhecido por sua atuação como prefeito de Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba, já foi vereador, deputado estadual e federal. Durante a sabatina, ele apresentou suas propostas para a capital paranaense.
A série de sabatinas, que teve início em 3 de setembro e segue até o dia 16, está sendo transmitida ao vivo pelas redes sociais da ACP. O presidente Antonio Gilberto Deggerone destacou a importância da transmissão. “Há um grande número de pessoas acompanhando pelas redes sociais. Temos cerca de 60 mil seguidores, então, candidato, você está falando com todas essas pessoas. Luizão foi considerado o melhor prefeito do Brasil quando esteve à frente de Pinhais, e quem conheceu a cidade antes e depois dele, sabe das mudanças feitas. Agora, ele escolheu ser prefeito de Curitiba, entrando em uma nova fase”, afirmou o presidente ao abrir a sabatina.
Luizão agradeceu a oportunidade dada pela ACP, ressaltando a importância do espaço democrático. “Quero parabenizar pela iniciativa, pois é aqui que podemos apresentar nossos planos”, disse.
Formado em filosofia e administração pública, Luizão já trabalhou como mecânico, caminhoneiro, professor e diretor de escola antes de ingressar na política. Ele defendeu uma gestão técnica e profissional em Curitiba, com a formação de uma equipe competente para enfrentar os desafios da cidade. “A prefeitura é uma grande empresa de prestação de serviços”, declarou.
Sua proposta central é uma “Curitiba para Todos”, abrangendo desde o atendimento infantil até oportunidades para os idosos. Ele destacou a importância de investir em educação, garantindo vagas em creches, ensino fundamental e capacitação profissional, além de pensar nas necessidades da população idosa, que hoje já conta com 200 mil pessoas com mais de 60 anos. Luizão propôs criar oportunidades para essa faixa etária, incentivando a saída de casa e o desenvolvimento de suas habilidades.
Sobre a temática da inovação, Luizão mencionou que seu vice, Tiago Chico, foi um dos responsáveis pela criação do programa Saúde Já e pelo Vale do Pinhão, durante a gestão Greca. Ele afirmou que pretende focar seu governo nesse pilar, ressaltando a importância de capacitar os jovens com educação técnica profissional. Além disso, comentou que pretende construir novas escolas para suprir o déficit atual, propondo erguer até dez unidades por ano, dentro do orçamento de R$ 14 bilhões da cidade, e investir em educação integral e inclusão.
No campo da saúde, Luizão enfatizou a necessidade de reduzir as filas para consultas especializadas, citando a longa espera para exames oftalmológicos, que chega a prejudicar o desempenho escolar de crianças. Ele defendeu parcerias para otimizar o uso da infraestrutura de saúde da cidade, considerada a melhor do Brasil.
Sobre o desenvolvimento econômico, o candidato destacou a criação de uma secretaria dedicada ao tema, com foco na recuperação da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e no apoio aos empresários. Ele também propôs uma minirreforma tributária municipal para facilitar a vida dos empreendedores e criticou a falta de diálogo com o setor empresarial durante a pandemia.
Quanto à população em situação de rua, Luizão propôs o programa “Caminho de Volta”, que envolveria parcerias para a criação de frentes de trabalho, com o objetivo de superar a dependência da caridade e promover a reintegração dessas pessoas à sociedade.
Em relação ao trânsito, ele defendeu uma maior integração com a Região Metropolitana de Curitiba (RM) e a busca por soluções criativas, como a sincronização de semáforos e a revisão do uso de radares. Luizão também destacou a necessidade de um processo de licitação transparente para o transporte público, com foco na redução da tarifa para R$ 4,00, por meio de subsídios para as regiões mais distantes.
Para a área de segurança, Luizão propôs uma presença mais efetiva da Guarda Municipal nas regionais, com o uso de tecnologia de monitoramento e uma atuação firme contra a criminalidade.
Por fim, o candidato ressaltou que, em relação à atualização do valor venal dos imóveis, não tomará decisões abruptas, preferindo realizar audiências públicas e promover discussões para garantir justiça social. “Destaco, ainda, a importância da integração de Curitiba com a RM em diversas áreas, como transporte, segurança e educação, daí a necessidade de um planejamento conjunto entre a capital e os municípios vizinhos”, frisou.
Próximas sabatinas
As Sabatinas com os candidatos à Prefeitura de Curitiba terão continuidade até dia 16: quinta-feira (12), às 17h com Samuel de Mattos (PSTU) e às 19h com a professora Andrea Caldas (PSOL) e na segunda-feira (16) às 9h com Eduardo Pimentel (PSD) e às 17h com Maria Victoria (PP).
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.