Eleições 2024: Maria Victória promete uma administração para melhorar a cidade e atender quem mais precisa
17 de set de 2024 | Escrito por ACP
A Associação Comercial do Paraná (ACP) recebeu a candidata Maria Victória, do Partido Progressista (PP), na Sabatina com os Candidatos à Prefeitura nas Eleições 2024, no final da tarde de segunda-feira (16).
O presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone, agradeceu a participação do público presente e dos que estão acompanhando as transmissões das sabatinas pelas mídias sociais. “É uma honra para esta Casa você estar conosco como candidata à Prefeitura. Temos certeza de que todo esse exercício democrático está sendo acompanhado e estamos sentindo uma boa repercussão. As pessoas estão querendo saber o novo destino do nosso município. Você que é de uma família com base na política, já fez muita coisa sendo tão jovem, tenho certeza que são bons exemplos que você tem da mãe e do pai, não só para Curitiba mas para todo o Brasil”, disse o presidente se referindo aos pais da candidata, filha da ex-governadora Cida Borghetti e do ex-ministro, deputado federal e Secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros.
No terceiro mandato como deputada estadual Maria Victória está na vida pública há mais de dez anos e já teve mais de 100 leis aprovadas. “Agradeço a oportunidade para dividir o que estamos pensando para o futuro. Através do diálogo e com várias mãos construímos o plano de governo que é uma alternativa para que Curitiba continue com tudo que está funcionando, mas vamos trazer inovação. Curitiba é muito boa, mas vai ser melhor quando for boa para todo mundo”, disse a candidata.
Maria Victória apontou a consulta pública Fala Curitiba como uma das fontes para elaboração das propostas. Para resolver a fila de espera de 200 mil pessoas que aguardam para uma consulta com especialista, realizar um exame ou procedimento na Saúde de Curitiba, a candidata disse que vai pagar as consultas na rede privada para resolver esse problema. “Recurso existe, falta a vontade de fazer e priorizar quem mais precisa. Tenho muito orgulho da escola que tive em casa. Vamos propor algo que é viável e funciona”, afirmou.
Para a área de Segurança, a candidata disse que vai reavaliar o plano de cargos e salários dos guardas municipais, equipar a GM com viaturas, instalar câmeras de reconhecimento facial nos uniformes. “Segundo o Fala Curitiba a Segurança é a segunda maior preocupação dos curitibanos e para mim segurança é polícia na rua. As câmeras ajudam, mas precisa estar na rua”, indicou.
A candidata também propõe um pacote de melhorias para investir nos bairros mais afastados, com pavimentação, calçada padronizada, praças padrão centro, iluminação pública de LED “para dar mais qualidade de vida e para que o orgulho de ser curitibano seja direito de todos. Queremos olhar com cuidado e carinho para toda cidade”, pontuou. Ela também falou da intenção de tornar os processos 100% digitais na Prefeitura de Curitiba, utilizando a tecnologia disponível, e fazendo integração entre as secretarias para proporcionar serviço de mais qualidade para os cidadãos.
Para o trânsito, Maria Victória reforçou que vai implantar a proposta de dar duas advertências para os motoristas, antes da multa dos radares, conforme previsto no artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e 30 minutos grátis de tolerância no Estar “para que facilite a vida das pessoas”. A candidata também propõe a tarifa do transporte público no valor de R$ 1,00 nos sábados e domingos, para estudantes e acompanhantes de idosos. Ainda pretende criar novos binários para desafogar o trânsito, promover o rebaixamento da linha férrea, entre outras ações.
Com relação a licitação do transporte público prevista para 2025, a candidata disse que vai congelar o valor da tarifa até se definir a nova gestão, priorizar veículos que usam biocombustível, e instalar VLP (veículo leve sobre pneu) ligando a Rodoferroviária ao Aeroporto Afonso Pena em São José dos Pinhais.
Para tentar resolver a questão das pessoas em situação de rua a proposta, inspirada no que é praticado em Portugal, é fazer o internamento involuntário, autorizado por familiar. para internamento de pessoas com problema de saúde mental e criar o programa Anjos do Bem com atuação conjunta de profissionais da assistência social, saúde e segurança. A ideia é fazer o acolhimento e atendimento individual dos cidadãos. “Não adianta só internar. Vamos fazer parcerias com igrejas, ONGs para dar seguimento e inserir essas pessoas na sociedade. Vamos buscar juntos uma solução que possa contribuir com a cidade”, afirmou. `
Para área de educação a proposta é construir novos CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil), contratar mais servidores e ajustar os contratos com as creches conveniadas para abrir as vagas de imediato. A candidata também visa abrir mais vagas para atender crianças e jovens autistas e com problemas de saúde mental, e uma das propostas é criar a Casa do Autista, no modelo do que existe em Balneário Camboriú (SC).
Para movimentar a economia, Maria Victória disse que fomentar o turismo é fundamental e que vai buscar parcerias com o comércio, rede hoteleira, manter a redução do ISS (imposto sobre serviço) para shows e implantar o VLP na Avenida das Torres, “criando um novo cartão postal da cidade”.
Sobre o aumento de mais de 21% no valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) entre 2022 e 2024, a candidata se comprometeu em não aumentar o valor e dialogar para resolver a questão. “Os apartamentos com até 70m² não pagavam IPTU e passaram a pagar. Sabemos que muita gente está com dificuldade. Precisamos rever essa questão e também a taxa de lixo”, disse Maria Victória que pretende reduzir de 5 para 3% o ISS dos serviços de saúde.
“Vamos buscar parcerias com governo do Estado, também podemos buscar recursos no exterior. Temos um eixo de possibilidades, um grupo político forte e atuante que vai contribuir para deixarmos Curitiba ainda melhor”, afirmou Maria Victória.
As perguntas para a candidata foram feitas pelo coordenador jurídico da ACP, Eduardo Stremel. O coordenador do Conselho Político da ACP, Ricardo Cansian, encerrou a sabatina agradecendo a presença da candidata, do candidato a vice na chapa, Walter Petruzziello, do vereador Mauro Bobato (PP), além de conselheiros e ex-dirigentes da Associação.
Na quinta-feira (19), às 9h, está prevista a última sabatina com o candidato Samuel Mattos, do PSTU.
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.