Eleições 2024: Samuel de Mattos propõe uma administração com maior participação popular
20 de set de 2024 | Escrito por ACP
Com transmissão via redes sociais, a Associação Comercial do Paraná (ACP) realizou na manhã desta quinta-feira (19) a última edição da Sabatina com Candidatos à Prefeitura de Curitiba Eleições 2024, desta vez com o candidato Samuel de Mattos, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU). A ACP promoveu durante este mês de Setembro sabatinas com os nove candidatos à Prefeitura de Curitiba, abrindo espaço para apresentação, aos representantes do comércio e serviços, das diferentes propostas para administração da cidade.
O presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone, saudou o candidato e destacou o papel da instituição para os associados. “Nessa Casa existem muitos movimentos de preparação das atividades, como por exemplo a reunião das Câmaras Setoriais, o evento para jovens empresários, que aconteceram ontem. A ACP é uma oportunidade para sempre buscarmos a melhor solução para aquele associado, para aquele que tem uma loja que às vezes precisa de uma orientação e é nesse convívio que nós fazemos. E também recebemos visitas de representantes do legislativo, executivo, tanto federal como estadual”, comentou o presidente.
Profissional dos Correios há 12 anos, Samuel de Mattos agradeceu a oportunidade. “Quero agradecer o espaço de estarmos aqui para apresentar nosso programa. Isso é importante, porque eleição é um processo em que se discute diferentes projetos para a cidade para o eleitor poder escolher. Em seguida iniciou sua fala apresentando a visão de mundo da sua candidatura. “Eu vou começar falando da nossa visão de mundo. O PSTU acredita que hoje a sociedade tem uma capacidade produtiva gigante, avanço tecnológico surpreendente, mas por outro lado o sistema não permite que o conjunto da sociedade possa se apropriar de tudo que é produzido. A gente vê que a sociedade do capitalismo, que se baseia no lucro em primeiro lugar, tem levado a sociedade para uma situação complicada”, afirmou o candidato.
Um dos elementos fundamentais da proposta de Samuel de Mattos é pelo fim dos processos de terceirização que ocorrem atualmente nos serviços municipais como saúde e educação. “Contratar uma outa empresa representa que o objetivo não é oferecer um serviço de qualidade porque a empesa quer lucro. Isso leva dinheiro do poder público e resulta em precarização das relações de trabalho”, afirmou o candidato que defendeu o aumento na contratação de servidores públicos. “Em 2023 a Prefeitura gastou R$ 2,5 bilhões em terceirização. Defendo que todas contratações sejam feitas pela Prefeitura”, salientou.
O incentivo para participação popular nos rumos da cidade é outro tema de destaque na proposta do candidato, que pretende envolver a população de fato na tomada de decisões. “Defendemos a criação de conselhos populares nos bairros, locais de trabalho, para que a população possa opinar e definir as prioridades para o bairro ou outras questões da cidade”, disse.
Outro tema importante para o candidato é a redução de salários dos representantes eleitos pelo povo como prefeito, vice-prefeito e vereadores. “Eles não podem melhorar suas condições de vida se a população não está em condições iguais. Eles têm uma série de benefícios que a população não tem. Deveriam trabalhar para melhorar as condições de vida da população”, colocou o candidato.
Sobre a questão das pessoas em situação de rua, Samuel de Mattos pretende investir em tratamento humanizado, equipamentos e profissionais qualificados. “Essa realidade é produto da profunda desigualdade social que tem. Para resolver o problema temos que garantir que essas pessoas vão ter emprego decente. Prever tratamento preventivo para aqueles que tem problema de saúde mental. Ter o atendimento humanizado e tentar qualificar para inserir novamente no mercado de trabalho”, pontuou.
Para a área da educação a candidatura defende a construção de novas escolas e creches e não alugar espaços para instalar escolas. Também defendeu a inclusão da educação sexual na rede de ensino, menos alunos em sala de aula e qualificação permanente dos profissionais da educação.
Com relação ao transporte público, Samuel de Mattos disse que pretende estatizar o serviço e reduzir o valor da tarifa para R$ 1,00, pois entende que o serviço deve “ser para melhorar a vida do trabalhador, do pobre. Vamos avançar na mobilidade, no transporte coletivo eficiente e acreditamos que isso vai ajudar a resolver o trânsito. O transporte coletivo tem que ser atrativo. E isso é fundamental para redução de emissão de CO2 no meio ambiente”, ponderou.
Ao finalizar o candidato destacou que o Processo eleitoral ainda é pouco democrático. “Nós estamos fora dos grandes debates, não temos tempo de TV, é uma divisão desigual. Vamos governar com a população. Acreditamos que tem recurso para mudar. Nosso programa é diferente, socialista visando reverter em políticas sociais onde a população decide junto e é beneficiada”, finalizou o candidato.
O coordenador político e vice-presidente da ACP, Ricardo Cansian, foi quem conduziu as perguntas ao candidato e agradeceu a participação, destacando a importância de ouvir as diferentes propostas, algumas divergentes, mas que também pensam a cidade.
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.