Em alusão ao Dia do Comerciante, Associação Comercial do Paraná homenageia Barão do Serro Azul
18 de jul de 2022 | Escrito por ACP
Em alusão ao Dia do Comerciante, celebrado dia 16 de julho, a Associação Comercial do Paraná – ACP promoveu nesta segunda-feira (18) ação em homenagem ao seu fundador, o Barão do Serro Azul. Criada há 132 anos, a entidade atua na defesa da classe empresarial e do livre comércio.
A ação teve início com solenidade no tumulo de Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, no Cemitério Municipal de Curitiba, onde foram depositadas flores e feitas homenagens pelos colaboradores da entidade, dirigentes e convidados. “O Barão foi injustamente considerado traidor da Pátria, ele assumiu o papel de defender os comerciantes e a sociedade curitibana da invasão dos maragatos e posteriormente reconhecido como um herói que salvou vidas e evitou massacre na cidade. Defensor do cooperativismo e dos interesses da sociedade, ele é o patrono do comércio no qual devemos nos inspirar. Nada é mais importante para um empreendedor que a fé, a esperança, a vontade de crescer”, disse o presidente da ACP, Camilo Turmina.
O bisneto do Barão do Serro Azul, Fernando Fontana, lembrou de outros feitos do parente que pensava à frente do seu tempo, era abolicionista, contribuiu para a construção de espaços públicos que ainda são utilizados, como o Passeio Público e chegou a ser o maior exportador de erva-mate do mundo. “Uma vez vim aqui no seu túmulo e encontrei uma carta de uma senhora que agradecia as graças por ele concedida, o que mostra que, além de tudo o que ele realizou, também é um guia espiritual de alguma maneira”, contou.
Para o ex-presidente da entidade, Gláucio Geara, são poucas as entidades no Brasil que fazem menção e veneram tanto seu fundador como a ACP faz ao Barão. Isso poque “o comércio se inicia no Paraná com a atuação do Barão que fundou tanto a ACP como a Junta Comercial. Nós esperamos que as futuras gerações sigam o seu exemplo e o reverenciando como nós fazemos atualmente”, contou.
No mesmo dia também foi promovido almoço para convidados em homenagem ao Patrono do Comércio do Paraná que contou com a participação dos colaboradores da entidade, membros de sua diretoria e conselhos, representantes do Grande Oriente do Brasil, uma vez que o Barão também foi maçom, o deputado estadual Alexandre Curi e demais autoridades.
Nossa história – A ACP tem papel protagonista na atuação como intermediador da entidade com a comunidade, auxiliando na superação das dificuldades que surgiriam ao longo da história, no intercâmbio de experiencias e na inovação para fomentar cada vez mais a economia e a boa gestão empresarial de nosso estado. “Nós estamos juntos com demais instituições que fazem parte do G7 perante demais entidades e órgãos do governo para representar e clamar pela sociedade”, conta Turmina.
Ao longo desse mais de um século de história, a ACP acumula diversos embates e vitórias que garantiram a livre iniciativa que temos hoje, contribuiu para a expansão da atividade comercial, a geração de empregos e a estabilidade da economia como um todo.
Sempre pautada pela defesa da ética no trato da coisa pública, nossa Associação tem atuado mais recentemente na defesa dos valores republicanos, na criação de oportunidades e valorização de bons exemplos para os nossos jovens, muitas vezes carentes de esperança. Por isso e por nossa relevância na sociedade devemos empunhar a bandeira da ética e da moral, defendendo a cidadania e o respeito acima de tudo.
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.