Empreendedorismo e inovação são temas de workshop com empreendedores na ACP
18 de out de 2022 | Escrito por ACP
Para apoiar o empreendedorismo e desenvolvimento de negócios locais, a Associação Comercial do Paraná – ACP promoveu nesta terça-feira (18) o workshop “Empreendedorismo e Inovação no Paraná”. O evento aberto para os associados da entidade e demais convidados trouxe palestras do diretor-presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, e de Itamir Viola, CEO e Founder da Viasoft, um importante grupo de tecnologia e gestão empresarial do Brasil.
O objetivo do encontro foi trazer informações e promover um bate-papo com os presentes sobre tendências e dificuldades para o empreendedorismo e o associativismo no Paraná. “Sendo uma entidade centenária, como é a ACP, precisamos estar sempre busca por informações para identificar tendências e inovações que propiciem o empreendedorismo local. Por isso, eventos como este são fundamentais para que possamos continuar defendendo o a livre iniciativa e nos manter como uma liderança no associativismo comercial”, afirmou o presidente da entidade, Camilo Turmina.
Em sua palestra intitulada “Mapa Paraná”, Bekin, trouxe um breve relato do trabalho que a agência realizou nos últimos anos para fomentar novos negócios e investimentos no estado do Paraná. Também falou sobre fatos que se transformam em tendências de mercado como consequência dos acontecimentos recentes no mundo como a própria pandemia de COVID-19, a Guerra na Ucrânia, Mudanças Climáticas e outras.
“As oportunidades do mundo estão aí, mas a gente precisa estar preparado para aproveitá-las, não apenas as indústrias, mas também o comércio precisa entender o novo comportamento do consumidor para saber vender. A gente não consegue prever o futuro, mas juntos podemos construí-lo”, afirmou.
Já na sua palestra “Empreendedorismo e Inovação”, Viola trouxe suas experiências sobre na gestão dos seus negócios e na busca de soluções para o empreendedorismo e inovação. Segundo ele, a inovação somente é alcançada quando o negócio evolui de negócio básico, passando pelo associativismo e empreendedorismo.
“Onde a gente tem o associativismo temos uma boa base para o empreendedorismo, e onde o empreendedorismo se constrói de maneira forte e sustentável temos a inovação. Nós empresários brasileiros teremos cada vez menos mão de obra por conta da baixa taxa de natalidade, mas também porque iremos nos tornar fonte de alimento para o mundo e a indústria alimentícia usa muita mão de obra, neste sentido a inovação se coloca como uma solução”, afirmou.
Para ele, além de se apresentar como um bom negócio a inovação e o empreendedorismo tem que trazer soluções para impactar positivamente a vida das pessoas. O que foi reforçado pelo vice-presidente da entidade e coordenador das Câmaras Setoriais, Antonio Gilberto Deggerone, “o nosso negócio obviamente visa a lucratividade e a estabilidade, entretanto, o mais importante é trazer bem-estar aos nossos consumidores. Ver eles saindo de nossas lojas satisfeitos e felizes com sua nova aquisição, seja ela qual for”, afirmou.
Também em menção ao Dia da Inovação, celebrado nesta quarta-feira (19), o coordenador da Câmara Setorial de Marketing Digital, Daniel Filla, reforçou que o Bom Place (www.bomplace.com.br), a plataforma marketplace da ACP para que empresas, associadas ou não à entidade, possam vender seus produtos e serviços à um custo menor e com toda a segurança e infraestrutura será aberta para o mercado consumidor na próxima semana e já conta com um caderno especial para venda de carros que já está ativo.
“É uma valorização dos negócios locais, porque em vez de usar plataformas de venda de outros locais e até mesmo internacionais para comprar um produto que está disponível ao seu lado, muitas vezes na mesma cidade e no mesmo estado, e com toda a segurança necessária se você pode usar uma plataforma local?”, indagou Filla.

Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.