Formato diferenciado com foco em negócios renova experiência do Café das Nações
09 de abr de 2025 | Escrito por ACP
Como todos os meses, na manhã desta quarta-feira o jornal Diário Indústria & Comércio, em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP), por meio do Conselho de Negócios e Relações Internacionais (Coninter), promoveu mais uma edição do Café das Nações. Desta vez, o encontro teve como novidade um formato inusitado: rodadas de pitch nas mesas, a fim de fomentar o networking e aprimorar os negócios entre os participantes.
“A iniciativa visa tornar o Café das Nações mais voltado para negócios, colocando à disposição a estrutura da ACP para que os produtos oferecidos possam ser conveniados com seus próprios associados, fortalecendo, assim, as Câmaras Bilaterais de Comércio”, disse em sua fala de abertura o coordenador do Conselho de Negócios e Relações Internacionais (Coninter), Monroe Olsen.
O encontro teve como facilitador Maxwill Araújo Braga, da Aquarela Analytics, encarregado de explicar as dinâmicas de interações no evento e fazer a condução. Nesta ocasião, o Café contou com representantes da Câmara Argento-brasileira do Paraná e da Câmara de Comércio América do Sul-Luxemburgo.
Cícero Schleder Gonçalves Oliveira, Presidente para o estado do Paraná da SAL Chamber (South America & Luxemburg), disse que a Câmara tem como missão criar oportunidades econômicas entre o Brasil, Luxemburgo e toda a América Latina, conectando empresas, investidores e projetos com foco em inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável.
Com sede no Rio de Janeiro e, desde o ano passado, presença também no Paraná, a Câmara atua como um elo estratégico entre mercados promissores, promovendo o intercâmbio entre Luxemburgo e os países da América Latina. “Luxemburgo se destaca como um país altamente atrativo para negócios, com uma economia forte, diversificada e segura, além de um ambiente favorável para captação de recursos (fundraising) — especialmente para projetos de tecnologia e greenfield. Apesar de ser frequentemente comparado a um paraíso fiscal, o país possui uma estrutura legal sólida e transparente, que o posiciona como um dos principais centros financeiros da Europa”, disse. “Temos empresas associadas de diversos setores — incluindo mercado financeiro, trading de commodities e indústrias estratégicas como a ArcelorMittal —, e buscamos atrair o maior número possível de empresas interessadas em acessar fundos para diferentes tipos de teses, estimulando o crescimento de negócios e o fortalecimento das relações bilaterais”, encerrou.
O Café contou com a presença do Vice-Presidente da ACP, Antoninho Caron; do Coordenador do Coninter, Antonio Carlos Guil; e dos Cônsules: Adonai de Arruda – Cônsul da República Dominicana; Alejandro O Campo – Cônsul da Argentina; Andrea Vianna – Cônsul de Luxemburgo; Julio Algeri – Cônsul da Colômbia; Lucia Casillo Maluceli – Cônsul da Bélgica; Marcelo Grendel – Cônsul de Bangladesh; Roseane Lunardelli Fontana – Cônsul da Finlândia e Valter Ros – Cônsul do México.










Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.