INDICADORES ACP – Inadimplência em junho cresceu entre idosos
02 de jul de 2012 | Escrito por ACP
Inadimplência em junho cresceu entre idosos
Empréstimo do nome levou muitos consumidores a serem inscritos no SCPC
A área de serviços da Associação Comercial do Paraná (ACP), sob coordenação de Simone Scuissato, entrevistou durante o mês de junho, 1.364 consumidores de um universo de 17.686 que procuraram a instituição para verificar suas condições de crédito. Do total, 11.583 apresentaram restrições para o CFP, ao passo que 6.103 não tinham anotações restritivas. A amostragem relativa a junho demonstrou que o percentual de inadimplência foi maior entre os homens (54%).
A faixa etária predominante entre os inadimplentes em junho (40%) foi a de 31 a 60 anos, com a explicação de que se trata de pessoas que concordam com o empréstimo do nome para filhos ou netos realizarem novas compras, mesmo com restrição do crédito pessoal. Na falta de pagamentos, as pessoas que emprestaram o nome acabam indo parar no cadastro de inadimplentes do SCPC.
Dentre os motivos alegados para a situação de inadimplência, 39% tiveram o crédito barrado ao tentar efetuar uma compra, caso típico de pessoas que não conseguem controlar os gastos. Em seguida apareceu a carta aviso (36%), que é um meio bastante eficaz porquanto o consumidor procura imediatamente o SCPC ou a empresa credora a fim de quitar a dívida. E ainda, 12% dos consulentes que saldaram a dívida procuraram o SCPC com a finalidade de confirmar a exclusão do nome da relação de devedores.
Os motivos principais da inadimplência continuam sendo o desemprego (33%) e o empréstimo do nome (30%), sendo que a maioria (34%) optou pelo pagamento com carnês, cheques (33%), cartões de loja (18%), empréstimos (8%) e cartão de crédito (6%). Cerca de 80% dos inadimplentes manifestaram a intenção de pagar a dívida quando houver disponibilidade financeira e/ou negociar o pagamento com o credor. O rendimento salarial, férias, 13º salário, empréstimo mais vantajoso e mesmo recursos do FGTS, foram citados pelos devedores como fontes de pagamento dos débitos.
Serviço
Área de Serviços da ACP
Local: Rua Presidente Faria, 101
Contato: Simone Scuissato
Telefone: 3320-2527
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.