Inteligência Emocional: como usar as emoções a seu favor?
22 de out de 2025 | Escrito por ACP
Nesta terça-feira (21), a Associação Comercial do Paraná (ACP) recebeu a mentora e especialista em desenvolvimento humano Paula Schuindt para um encontro inspirador, focado em formas de transformar a inteligência emocional em um diferencial na vida pessoal e profissional.
Apresentada pelo Coordenador do Conselho das Câmaras Setoriais da ACP, Fábio Assahi, Paula compartilhou sua trajetória de transformação pessoal e mostrou como a inteligência emocional pode ser o grande diferencial tanto na vida pessoal quanto profissional.
Diagnosticada com depressão e fibromialgia, ela contou que encontrou na inteligência emocional uma ferramenta poderosa de mudança. “A inteligência emocional mudou radicalmente a minha vida”, afirmou. O que começou como uma busca por alívio e entendimento pessoal se transformou em uma missão: ajudar outras pessoas a desenvolverem autoconsciência, equilíbrio e domínio emocional.
Durante a palestra, Paula destacou que o processo de evolução é contínuo e exige trabalho diário. “Sair da zona de conforto todos os dias é o preço”, disse. Ela compartilhou experiências pessoais, como sua relação com o Krav Magá, arte marcial que a ajudou a melhorar foco e reflexos. “Sempre me senti inadequada, minha bateria de introversão é de 80%. Conectar não é algo simples, mas desenvolvo minha extroversão diariamente. Toda competência pode ser treinada”, garantiu.
A palestrante explicou que a inteligência emocional só funciona quando há consciência. “É preciso saber quais emoções governam a sua vida e como ter domínio sobre elas”, enfatizou. Citando o termo latino emovere “estar em movimento”, Paula provocou o público a refletir sobre qual emoção está por trás de cada movimento na sua vida.
Entre os temas abordados, destaque para a importância do autocontrole, da autorresponsabilidade e do equilíbrio entre o cérebro racional e o emocional, conceitos estes defendidos pelo psicólogo Daniel Goleman, referência mundial em inteligência emocional.
Paula apresentou aos presentes as competências pessoais (como autoconsciência, autodomínio e otimismo) e as competências sociais, que envolvem empatia, influência positiva, liderança inspiradora e trabalho em equipe. “Buscar a sua melhor versão é extrair o melhor de si. E, quando faz isso, você também consegue extrair o melhor dos outros”, explicou.
Ela também abordou as emoções disfuncionais e seus impactos. “Quando as emoções se tornam um risco, é porque estão disfuncionais. Emoções são para ser sentidas, desde que funcionais e sob controle”, pontuou. A especialista descreveu os efeitos de sentimentos tóxicos como raiva, inveja, insatisfação, angústia, estresse, medo, ansiedade, vergonha e ciúmes, explicando suas origens e como transformá-los em aprendizado e crescimento.
Para encerrar sua fala, ela apresentou um passo a passo prático para o equilíbrio emocional, que consiste em mudar a comunicação, pois ela transforma sentimentos; cultivar uma visão positiva de futuro; praticar a autorresponsabilidade, assumindo seus resultados e exercer diariamente a gratidão, reconhecendo o valor do presente.
“Enquanto você não se conhecer, o inconsciente vai te direcionar, e você vai chamar isso de destino”, encerrou. “Nosso equilíbrio interno é o alicerce do desempenho e das relações saudáveis no trabalho e na vida”.
Paula Schuindt é mentora de liderança, analista comportamental, máster business e life coach pela Febracis. Formada em Letras pela UFF, MBA em Administração e Gestão de Processos pela FGV, pós-graduanda em Neurociência e Comportamento pela PUCPR e membro da Câmara Setorial de Coaching da ACP.







Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.