Maio Amarelo em pauta: Desacelere. Seu bem maior é a vida
22 de maio de 2025 | Escrito por ACP
Nesta quinta-feira (22/05), o calçadão da Rua XV recebeu representantes da Associação Comercial do Paraná, da Prefeitura de Curitiba e do Detran-PR para uma ação conjunta da campanha Maio Amarelo, que tem como slogan “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
A proposta do movimento Maio Amarelo é fazer um convite à sociedade para refletir sobre os comportamentos de risco que, infelizmente, se tornaram comuns no trânsito — como o excesso de velocidade, o uso do celular ao volante, o desrespeito à sinalização e a direção sob efeito de álcool.
“A ACP apoia esse movimento porque acredita que todo esforço é válido para reduzir o número de mortes, acidentes e os prejuízos causados às famílias, empresas e à sociedade. Precisamos dirigir com mais responsabilidade, não beber ao volante, evitar o uso do celular, cuidar dos transeuntes e promover uma convivência salutar entre todos os atores do trânsito”, disse o Presidente da ACP, Antônio Gilberto Deggerone.
“Conscientizar sobre a segurança viária é fundamental para salvar vidas. Os números de mortos e feridos no trânsito têm aumentado, e as estatísticas dos últimos dois anos mostram como ainda enfrentamos grandes desafios na mudança de comportamento. Ações como esta são essenciais para sensibilizar a sociedade sobre a importância de respeitar os limites das vias e as regras de trânsito”, resumiu Mauro Gil, Vice-Presidente da ACP e coordenador da ação junto às Câmaras Setoriais da entidade.
“Precisamos compreender que o bem maior é a vida, e isso exige desacelerar o que está fora de controle e restabelecer a ordem com respeito a todos os modais”, lembrou Ismael Oliveira, chefe de gabinete do Detran-PR, que representou o Presidente Adriano Furtado no evento. “A vivência no trânsito deve ser compartilhada, não apenas em Maio, mas ao longo de todo o ano, para que essa mensagem ecoe em toda a nossa base e onde tivermos representatividade. Não podemos nos acostumar a perder 35 mil vidas por ano. A frieza dos dados pode servir à pesquisa, mas nos fere profundamente quando a estatística se transforma na dor de alguém próximo”, acrescentou.
“O trânsito é um tema que deveria fazer parte do nosso dia a dia, não apenas como conteúdo de contraturno escolar, mas como uma pauta constante de toda a sociedade, dada sua relevância. Há 12 anos ocupamos este espaço, à sombra do prédio da ACP, justamente para lançar luz sobre um assunto tão essencial para a vida de todos”, concluiu Celso Mariano, representante do Portal do Trânsito e um dos idealizadores da ação.











Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.