Meeting de varejo promovido pela ACP e Equifax abordou cenários e tendências do setor
23 de jul de 2024 | Escrito por ACP
Em parceria com a Equifax, a Associação Comercial do Paraná (ACP) promoveu na manhã desta terça-feira (23), o Meeting de Varejo 2024, abordando as tendências e as oportunidades do mercado atual. Foram três painéis com renomados profissionais da Equifax: o economista-chefe Flavio Calife; o gestor de varejo Breno Almeida e o especialista de recuperação Danilo Minorelli.
O VP Comercial da ACP, Paulo Mourão, representou o presidente Antonio Gilberto Deggerone, e abriu o encontro dando boas-vindas aos presentes. “A ACP representa a Equifax no Paraná já há muitos anos. Este evento foi especialmente elaborado junto a Equifax, pois acreditamos muito que todos possam ter uma análise de crédito melhorada”, comentou. Também esteve presente o superintendente da ACP, Olívio Zotti, além dos presidentes de Entidades Parceiras José Carlos Loureiro Neto (Sindilojas Ponta Grossa) e Kasciano Roberto Morais (Secom Castro e Região).
Cenários e tendências
Flavio Calife abriu o encontro abordando o crescimento do crédito e a queda na inadimplência. “Nos últimos anos, de 2022 para cá, temos tido uma surpresa positiva na economia. A boa notícia é que está crescendo mais do que esperado, com uma expectativa de crescimento de 5,5% em serviços em varejo neste ano”, afirmou. Entre as variáveis para os bons resultados, Calife indicou a baixa na taxa de desemprego, crescimento do crédito e queda na inadimplência. “Temos um movimento de crescimento do crédito em 10 a 15% ao ano nos últimos anos e a inadimplência, que estava em queda, agora está dando uma estabilizada. A taxa de desemprego em 7,5% é um indicativo de aumento de renda. O varejo não está crescendo mais devido ao indicador de confiança, que está melhorando, mas ainda não está bom para ter um crescimento maior”, destacou Calife.
Já o gestor de varejo da Equifax, Breno Almeida, falou sobre as boas práticas na concessão de crédito, indicando métodos para serem explorados para alcançar boas vendas, como Lookalike (clonagem de público-alvo); o Prescreening (pré-aprovado) e o Buy Now, Pay Later (BNPL), que é o crediário digital. “O Lookalike ajuda a direcionar a oferta de produtos, ou serviços de forma mais assertiva. O Prescreening ajuda a eliminar a fricção com o cliente final, melhorando as taxas de conversão e aumentando o engajamento. Já quando falamos em crédito digital, o BNPL, ainda é pouco usado, cerca de 1% no Brasil, mas tende a crescer. São ferramentas que, bem utilizadas, contribuem para performar bem e aumentar conversão e venda”, declarou Almeida.
Os desafios da recuperação de crédito no varejo pautaram o painel com Danilo Minorelli, especialista de recuperação. “Conhecer o perfil do cliente, a faixa de atraso, saber qual público percentual que está para cada faixa, conhecer a renda, os débitos desse cliente no mercado e ter informações de comportamento ajudam a oferecer a melhor proposta. A cobrança está cada vez mais está digital, o que otimiza os custos operacionais. E quanto mais canais disponíveis, mais fácil trazer o cliente para fazer acordo”, afirmou Minorelli.
Parceria duradoura
A Equifax é um dos três maiores bureaus de crédito do mundo. Em 2023, incorporou as ações da Boa Vista Serviços, se tornando a unidade brasileira da Equifax. A ACP, que já era parceira da Boa Vista, é representante exclusiva da Equifax no Paraná, oferecendo aos associados serviços voltados a todo o ciclo de negócios: análise e concessão de crédito, recuperação de crédito, inteligência de mercado, gerenciamento de carteira e prevenção contra fraudes.














Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.