Ministra Delaíde Miranda Arantes visita ACP
21 de nov de 2011 | Escrito por ACP
Nomeada em março Delaíde Arantes recebeu o gabinete com 11 mil processos
A ministra Delaíde Miranda Arantes, que integra o quadro de ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), foi recebida nesta quarta-feira (23) para o café da manhã na Associação Comercial do Paraná (ACP). Na oportunidade, o presidente Edson José Ramon entregou à ministra um documento resumindo o entendimento da Casa sobre a legislação trabalhista, enfatizando a necessidade de saudável relacionamento entre os empresários e as autoridades constituídas.
O evento contou com a participação de Edson Luis Campanholo, presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), empresários do comércio, membros da Justiça do Trabalho e demais convidados da ACP.
Filha de agricultores, nascida em Pontalina (Goiás), Delaíde concluiu o curso de Direito aos 27 anos e depois de longa carreira profissional, chegou ao TST como representante do quinto constitucional dos advogados nomeada pela presidente Dilma Rousseff, no dia 1º de março desse ano.
Falando aos empresários e demais convidados da ACP, a ministra Delaíde Arantes, que é casada com o ex-deputado federal Aldo Arantes, também defendeu o “estreitamento do diálogo dos tribunais superiores com as entidades empresariais”, afirmando que será portadora do documento para o presidente do TST, ministro João Orestes Dalazen, um gaúcho que fez carreira no Paraná”.
Ela relatou que ao assumir o cargo, recebeu o gabinete com 11 mil processos, dos quais despacha uma média de 600 por mês. Segundo a ministra “a relação capital e trabalho desperta a atenção de todos nós, incluindo a Justiça do Trabalho, exigindo muita responsabilidade na ação de julgar, daí a necessidade do julgador ter informações constantes sobre as preocupações da classe empresarial”.
Como exemplo de seu procedimento como magistrada, a ministra Delaíde Arantes declarou que nas reuniões com a assessoria sempre adverte “que por trás dos 11 mil processos estão 11 mil vidas, daí o extremo cuidado para evitar falências, quebras e interrupção das atividades, especialmente de micro e pequenos empresários”.
No encerramento do encontro, o presidente Edson José Ramon presenteou a ministra com livros sobre os recursos naturais paranaenses, o acervo artístico da instituição e aspectos culturais de Curitiba.
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.