1° Seminário Paranaense de Logística Reversa tem apoio do InPAR

Evento gratuito, realizado pela Fiep e parceiros, visa a conscientização ambiental para todos os elos da sociedade

Como está a implementação da logística reversa nas empresas paranaenses? Quais os principais desafios e oportunidades? O 1° Seminário Paranaense de Logística Reversa, que será realizado no próximo dia 18 de outubro (quarta-feira) pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com o apoio do Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR), abordará essas questões. Inclusive, na oportunidade, o InPAR trará as experiências em logística reversa de embalagens pós-consumo, juntamente com o Instituto de Logística Reversa (ILOG).

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA/PR) e o Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado Paraná (SINQFAR) também apoiam o encontro que é gratuito e trará como palestra magna “A logística reversa no estado do Paraná: histórico e status atual”, conduzida pelo Coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Vinício Bruni.

O coordenador técnico do Comitê Técnico do InPAR, Paulo Henrique Quintiliano Moura, afirma que será um dia todo de evento, com painéis que discutirão os avanços do estado em logística reversa nos mais variados setores. “Traremos aspectos econômicos, legais, ambientais e sociais da logística reversa, que serão apresentados pelo Senai, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ministério Público do Paraná e Movimento Nacional dos Catadores de Resíduos, além dos cases de sucesso na destinação dos resíduos. É importante frisar a participação de institutos e associações nacionais, que atuam no setor ambiental, como: Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (Almaco), Associação Brasileira das Empresas de Filtros e Automotivos e Industriais (Abrafiltros), Tetra Pak, entre outras”, conta.

Instituída pela Lei 12.305/2010 e regulamentada pelo Decreto 7.404/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos define que fabricantes, importadores, distribuidores de embalagens, comerciantes, consumidores, assim como o poder público, possuem responsabilidade compartilhada pelos resíduos resultantes do pós-consumo dos produtos.
O presidente do InPAR, Rommel Barion, reforça o papel logística reversa como um instrumento que, por meio de ações, viabiliza a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para o reaproveitamento no ciclo produtivo ou em outros ciclos.

O evento é voltado para profissionais da indústria, empresários, consultores e estudantes. Para inscrições acesse: https://goo.gl/2SwqQL. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: paulo.moura@fiepr.org.br ou pelo telefone (41) 3271-9188.

Serviço:
Data: 18 de outubro (quarta-feira)
Horário: das 8h30 às 18h30
Local: Campus da Indústria – Fiep (Auditório Mário De Mari) | Avenida Comendador Franco, 1341 – Curitiba (PR)
Inscrições: https://goo.gl/2SwqQL. Mais informações: paulo.moura@fiepr.org.br ou pelo telefone (41) 3271-9188
Confira a programação no site da Fiep: https://goo.gl/59vEZG