ACP | Associação Comercial do Paraná

ACP assina acordo com Câmara de Comércio e Indústria de Budapeste

Acordo de cooperação comercial, industrial, tecnológico e cultural foi assinado nesta terça-feira (25) por representantes da Associação Comercial do Paraná (ACP), por meio do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex-RI) e Câmara de Comércio e Indústria de Budapeste. 

O acordo foi assinado pelos vice-presidentes Odone Fortes Martins, representando o presidente Antonio Miguel Espolador Neto e Déborah Regina Dzierwa, coordenadora do Concex-RI e também por József Bethlen, vice-presidente da câmara da capital húngara e Helga Szabó, vice-presidente da seção profissional latino-americana da instituição que visa incrementar negócios bilaterais. Participou também do evento o cônsul honorário da Hungria no Paraná, Lorand Ferenczy.

A coordenadora Déborah Dzierwa lembrou que “o acordo hoje assinado é fruto de um trabalho que exigiu dois anos de conversa e entendimento entre as partes, incluindo o próprio Itamaraty”. Ela agradeceu o esforço feito para a concretização do projeto pelo empresário Thomas Korontay, que relatou brevemente a condução das tratativas com dirigentes da Câmara de Comércio e Indústria de Budapeste, incluindo o vice-presidente Jószef Bethlen, “executivo de larga visão em negócios e relações internacionais”.
O acordo de cooperação prevê a expansão do comércio de importação e exportação entre o Paraná e Hungria, bem como a organização de meios para empresas privadas de ambos os países participarem de grandes feiras e exposições, além da presença em seminários, simpósios e outros encontros que reforcem a cooperação econômica e comercial.