ACP e prefeitura firmam parceria em campanha contra pichação

A campanha “Pichação é crime. Denuncie”, teve sua segunda fase lançada nesta segunda-feira (27), na sede da Associação Comercial do Paraná, com a presença do prefeito Gustavo Fruet, que assinou o protocolo de intenções entre a entidade de classe empresarial e a administração municipal.

De acordo com o presidente Edson José Ramon, a nova fase terá foco maior no processo educativo dos moradores da cidade, em paralelo ao incentivo às denúncias pelo telefone 153. “A ACP estará sempre disponível para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Curitiba, uma cidade referência em urbanismo internacional”, declarou.

O aspecto de maior abrangência da campanha com vistas à valorização do estímulo à cidadania foi destacado por Fruet. “O aumento da autoestima do cidadão traz as pessoas para mais perto do processo e se traduz no evidente sucesso da atuação entre setor público, privado e população”, destacou. Para isso, as ações terão o objetivo de conscientizar a população que será chamada para participar do processo.

O destaque da campanha deste ano são dois pensonagens do bem contra o “Zé Sujeira”,  criados especialmente para ilustrar as peças publicitárias que serão veiculadas  na TV, rádio e peças gráficas. O desenho teve inspiração no Sujismundo, animação famosa nos anos 70, que incentivava a limpeza e higiene nas cidades.

O vice-presidente da entidade e coordenador do Conselho de Bairros do Comércio Vivo e Centro Vivo, Jean Michel Galiano, disse que a intenção é “construir e sustentar uma população educada capaz de mudar gerações”, sobre a forma lúdica com que a campanha será conduzida neste momento.

Desde o início da empreitada em 2012, as ações da campanha mobilizaram a população triplicando o número de atendimentos pelo número 153 da Guarda Municipal. Até 2011, era registrada a média anual de 700 denúncias, mas no ano de 2013 esses números subiram para mais de 2 mil, com 375 prisões/apreensões de 202 adolescentes e 173 adultos.

Estiveram presentes no evento de lançamento da campanha o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni; o secretário municipal de Urbanismo e da Copa do Mundo, Reginaldo Cordeiro; o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli; e o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Paulo Colnaghi, entre outras autoridades.