ACP | Associação Comercial do Paraná

ACP recebe chancela da Câmara Internacional do Comércio para emissão de Certificado de Origem

Durante encontro realizado no Comitê Internacional de Acreditação Internacional de Certificação de Origem da ICC WCF, Itália, a Associação Comercial do Paraná (ACP) recebeu o Selo de Qualidade Internacional da ICC World Chambers Federation. A ACP é a primeira entidade das Américas a obter esta certificação. A conquista representa a integridade e credibilidade da associação como emissora confiável de Certificados de Origem para exportação de produtos nacionais.

O vice-presidente Gláucio Geara recebeu o selo do diretor do ICC, Anthony Parkes, juntamente com a gestora do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex-RI da ACP), Gabriella Rangel. A partir de dezembro, o Certificado de Origem ACP contará com a chancela de qualidade internacional.

Cerca de 20 Câmaras de Comércio receberam aprovação para tornarem-se as mais recentes adições à Cadeia de Acreditação de Certificação de Origem Internacional, entre elas a Associação Comercial do Paraná (ACP), que emite o documento por meio do Concex-RI, coordenado pelo vice-presidente Carlos Eduardo Guimarães. A ACP é a única entidade das Américas aprovada a compor esta cadeia.

Junto à entidade paranaense, também passaram a integrar o rol de membros a Câmara de Comércio de Estocolmo, Câmara de Comércio de Teerã e Câmaras locais da França, Itália e dos Emirados Árabes, e foram todas anunciadas como novos membros durante uma recente reunião do Conselho de Certificação de Origem da Câmara de Comércio Internacional – Federação Mundial das Câmaras de Comércio (CCI – FMC) que reuniu mais de 50 especialistas em Certificação de Origem de 37 países.

A nova presidência do Conselho fez o anúncio, liderada por Peter Bishop, CEO Adjunto da Câmara de Comércio de Londres, e apoiado por Martin Van der Weide, Gerente de Políticas em Documentos de Exportação na Câmara de Comércio da Holanda e Presidente do Comitê de Credenciamento de Certificação de Origem.

Selo de Qualidade Internacional e website de verificação online

A ACP passa a contar com o uso do Selo de Qualidade Internacional da Câmara de Comércio Internacional, selo este que reforça a integridade e credibilidade da ACP como emissora confiável e competente de Certificados de Origem (COs), trazendo segurança para as empresas, traders, bancos e Administrações Aduaneiras que terão seus COs emitidos de acordo com as melhores práticas internacionalmente aceitas.O site internacional de verificação de Certificado de Origem reforça a Cadeia de CO e é um serviço que está exclusivamente disponível para os membros da Cadeia de Acreditação. O site permite que as autoridades aduaneiras verifiquem online a autenticidade de COs emitidos pelas Câmaras integrantes.

A continuidade do desenvolvimento do site será conduzida por Luc Dardaud, gerente do Departamento de Facilitação do Comércio na Câmara de Comércio de Paris Ile de France, que preside o grupo de trabalho de CO Eletrônico, ajudando as Câmaras a tratar sua progressão para COs eletrônicos e questões aduaneiras eletrônicas.

Segundo o Presidente do Conselho, Peter Bishop, “a emissão de documentos relativos à origem é um elemento crucial do comércio mundial e as Câmaras tem um papel importante a desempenhar”, disse ele. “Ao partilhar conhecimentos e melhores práticas, e ao tornar os sistemas simples e eficientes para os negócios, estamos a fazer a nossa parte no crescimento e harmonização do comércio mundial.”

ACP recebe chancela da Câmara Internacional do Comércio para emissão de Certificado de Origem