ACP é credenciada pela Câmara Internacional do Comércio para emissão de Certificado de Origem

 

Cerca de 20 Câmaras de Comércio receberam aprovação para tornarem-se as mais recentes adições à Cadeia de Acreditação de Certificação de Origem Internacional, entre elas a Associação Comercial do Paraná (ACP), que emite o documento por meio do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex-RI), coordenado pelo vice-presidente Carlos Eduardo Guimarães. A ACP é a única entidade das Américas aprovada a compor esta cadeia.

Junto à entidade paranaense, também passaram a integrar o rol de membros a Câmara de Comércio de Estocolmo, Câmara de Comércio de Teerã e Câmaras locais da França, Itália e dos Emirados Árabes, e foram todas anunciadas como novos membros durante uma recente reunião do Conselho de Certificação de Origem da Câmara de Comércio Internacional – Federação Mundial das Câmaras de Comércio (CCI – FMC) que reuniu mais de 50 especialistas em Certificação de Origem de 37 países.

A nova presidência do Conselho fez o anúncio, liderada por Peter Bishop, CEO Adjunto da Câmara de Comércio de Londres, e apoiado por Martin Van der Weide, Gerente de Políticas em Documentos de Exportação na Câmara de Comércio da Holanda e Presidente do Comitê de Credenciamento de Certificação de Origem.

Dando as boas-vindas aos novos membros, o Sr. Van der Weide disse que a Cadeia de Certificação de Origem é uma evidência de como a comunidade global de Câmaras trabalhou e forneceu uma estrutura robusta para as operações em países como França, Itália e Emirados Árabes Unidos através da criação de Organismos Nacionais de Coordenação.

 

Selo de Qualidade Internacional e website de verificação online

 A ACP passará a contar com o uso do Selo de Qualidade Internacional da Câmara de Comércio Internacional, selo este que reforça a integridade e credibilidade da ACP como emissora confiável e competente de Certificados de Origem (COs), trazendo segurança para as empresas, traders, bancos e Administrações Aduaneiras que terão seus COs emitidos de acordo com as melhores práticas internacionalmente aceitas.

O site internacional de verificação de Certificado de Origem reforça a Cadeia de CO e é um serviço que está exclusivamente disponível para os membros da Cadeia de Acreditação. O site permite que as autoridades aduaneiras verifiquem online a autenticidade de COs emitidos pelas Câmaras integrantes.

A continuidade do desenvolvimento do site será conduzida por Luc Dardaud, Gerente do Departamento de Facilitação do Comércio na Câmara de Comércio de Paris Ile de France, que preside o grupo de trabalho de CO Eletrônico, ajudando as Câmaras a tratar sua progressão para COs eletrônicos e questões aduaneiras eletrônicas.

A próxima reunião do Conselho Internacional de Certificação de Origem acontecerá em Roma, em 16 de Novembro de 2016. O Presidente do Conselho, Peter Bishop, solicitou a participação de todas as Câmaras.

“A emissão de documentos relativos à origem é um elemento crucial do comércio mundial e as Câmaras tem um papel importante a desempenhar”, disse ele. “Ao partilhar conhecimentos e melhores práticas, e ao tornar os sistemas simples e eficientes para os negócios, estamos a fazer a nossa parte no crescimento e harmonização do comércio mundial.”