ACP | Associação Comercial do Paraná

ACP/Boa Vista dá dicas para manter as contas no azul nas compras para o Dia dos Pais

Com a proximidade do Dia dos Pais, muitos consumidores já estão se organizando financeiramente para a data e pesquisando as melhores opções de presentes. Para não correr o risco de gastar mais do que se pode, a melhor alternativa é colocar tudo na ponta do lápis, listando todos os ganhos e gastos. Para fazê-lo é simples: a ACP/Boa Vista disponibiliza uma planilha de orçamento doméstico para download gratuito, na qual é possível lançar os valores para o consumidor esquecer de nada. A Associação Comercial do Paraná é a representante exclusiva da Boa Vista no estado.

Além disso, uma série de dicas, listadas a seguir, podem ajudar o consumidor a presentear os pais sem correr o risco de se endividar além do que cabe no orçamento.

Checar orçamento
O primeiro passo é avaliar o orçamento doméstico e definir um valor máximo a ser gasto com o presente. Isso evita que o consumidor compre um presente mais caro do que pode pagar, correndo o risco de ter seu nome negativado caso não consiga honrar com este pagamento.

Antecedência
Deixar para comprar o presente em cima da hora pode implicar o risco de não encontrar a opção desejada, sem contar que o consumidor terá pouco tempo para pesquisar preço e até pechinchar.

À vista ou a prazo
O consumidor deve ficar atento às informações sobre o preço à vista e a prazo, ao número de parcelas e às taxas de juros mensal e anual, que devem estar em local de fácil acesso na loja ou nos sites de compra, e sempre de forma clara. Se houver diferença entre o preço na vitrine e o preço fixado no produto, deve prevalecer o menor preço.

Troca de presente
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a troca só é obrigatória se o produto apresentar defeito. Portanto, deve-se perguntar ao vendedor a possibilidade de troca caso a pessoa presenteada prefira trocar o presente. Se a resposta for afirmativa, o consumidor deve exigir a entrega de algum comprovante para que o pai possa fazer a troca do presente.