CJE lança a segunda edição do Minha Ideia Muda o Mundo

Especialistas em empreendedorismo falam sobre como expandir as atividades

O lançamento da segunda edição do concurso “Minha Ideia Muda o Mundo”, foi realizado na noite dessa quarta-feira (23), em reunião do Conselho de Jovens Empresários (CJE), da Associação Comercial do Paraná. Os convidados José Pio Martins, economista e reitor da Universidade Positivo e Jorge Nacli Neto, diretor presidente da Hertz Rent a Car e vice-presidente do conselho de administração do Paraná Banco, explanaram aspectos do empreendedorismo e inovação. 

Segundo o coordenador do CJE, Henrique Domakoski, o objetivo do concurso é incentivar e estimular o empreendedor a divulgar suas ideias, pois esse é o ponto de partida para mudanças que irão expandir a economia, levando novos investidores ao sucesso.

Jorge Nacli Neto advertiu sobre a importância das relações interpessoais e que o empreendedorismo é essencial para quem almeja o sucesso. Na visão do empresário, são necessários três componentes — empreendedorismo, administração e técnica — para se alcançar o objetivo de um empreendimento. “Costumo dizer que o empreendedor é aquele que sonha, assume riscos e enxerga o futuro, enquanto o administrador planeja, controla e organiza, e o técnico executa tudo isso”, comentou.

O empresário contou sobre sua carreira e de como se tornou empreendedor nos ramos imobiliário, agronegócio e na vida pública, lembrando as dificuldades enfrentadas nesse período. Nacli frisou que a juventude precisa ser honesta e firme. “As novas gerações precisam resgatar a dignidade e a honestidade, qualidades que andam em baixa e esquecidas nos dias de hoje, concluindo que “com esses atributos o empreendedor tem grandes chances de ir longe”.

 

Inovação e conhecimento

“Sem novas idéias e sem inovação não há como um país prosperar e cabe aos jovens encabeçar a mudança, com novas culturas, leis e costumes que permitam maior desenvolvimento”, enfatizou o economista José Pio Martins. Para ele o triunfo depende das táticas e estratégicas que são aplicadas, destacando que ações inovadoras aliadas ao conhecimento e desenvolvimento de tecnologias também sãs muito importantes. Pio alertou que nenhum país é capaz de enriquecer depois de velho e que esse é o momento do  Brasil mudar, finalizou.

O projeto “Vende-se quadros.com.br”,  de autoria de  Rodrigo Lacerda André, o grande vencedor do concurso do ano passado, apresentava uma galeria virtual com o objetivo de divulgar e expor quadros de artistas profissionais e amadores, contribuindo para a venda dos trabalhos em âmbito nacional. André comentou que após ter faturado o premio, tirou a idéia do papel e após isso sua empresa ficou melhor estruturada.

Os autores das dez idéias selecionadas terão a oportunidade de realizar a apresentação das mesmas a uma banca formada por empresários. As três primeiras colocadas receberão prêmios em dinheiro, consultoria empresarial (FAE), divulgação no site www.startupcompany.com.br e folheto eletrônico de divulgação (SolutionMaiscom). Maiores informações no site http://www.minhaideiamudaomundo.com.br