ACP | Associação Comercial do Paraná

Comerciantes estão otimistas para o Dia das Mães, segundo pesquisa ACP/Datacenso

Pesquisa de intenção de compra para o Dia das Mães feita pelo Instituto Datacenso para a Associação Comercial do Paraná mostra que os comerciantes estão otimistas: 50% deles acreditam que venderão mais neste ano do que em 2018. Já entre os consumidores, a estimativa é de se gastar o mesmo do que no ano passado para 58% dos pesquisados. O gasto médio estimado para o Dia das Mães deste ano é de R$ 129,00. A estimativa é de que haja um crescimento real nas vendas para o Dia das Mães de 2%, já descontada a inflação dos últimos 12 meses, que foi de 4,58%.

A pesquisa ACP/Datacenso ouviu 200 comerciantes e 200 consumidores nos dias 23 e 24 de abril. O grau de confiança da pesquisa é de 95%.

Os comerciantes estão, em sua maioria (56%), esperançosos com os próximos meses do ano, enquanto 22% estão preocupados e 20% aguardam oportunidades. Dois por cento não responderam.

Entre os consumidores, a maior parte pretende comprar roupas (36%) para presentear. Em seguida os presentes preferidos são: perfumes e cosméticos (31%); calçados (21%) e bolsas e acessórios (16%). Os locais onde pretendem comprar são os shopping centers (48%); lojas de rua (32%) e internet (20%).