Concurso Minha Ideia Muda o Mundo anuncia vencedores

Economia de tempo no trânsito, preservação do ambiente e facilidade na contratação de empregados terão projetos acelerados

Os ganhadores do 4º Concurso Minha Ideia Muda o Mundo, lançado pelo Conselho de Jovens Empresários (CJE) da Associação Comercial do Paraná (ACP) e co-execução do Founder Institute e patrocínio da Fomento Paraná, nas categorias vida, mundo e comércio foram os projetos Easy Park, apresentado por Matheus Ganzert, Polióis Vegetais, por Ricardo Tatesuzi de Souza e Listely, por Orlando Laragnoit Junior, respectivamente.

Os três projetos foram selecionados dentre os nove semifinalistas previamente indicados por uma comissão de avaliação, devendo receber como premiação uma bolsa (Fellowships) oferecida pela ACP no valor de US$ 650 para o novo semestre do Founder Institute Curitiba, que terá início no dia 18 de abril.

Da mesma forma os ganhadores terão a oportunidade de realizar a aceleração de seus projetos durante 14 semanas.

A seleção final dos projetos premiados no concurso teve lugar na sede da ACP nessa quarta-feira (30) com a participação do presidente Antonio Miguel Espolador Neto,  vice-presidentes Gláucio José Geara, João Guilherme Duda e Odone Fortes Martins,  Eduardo Aichinger, coordenador do Instituto ACP para Inovação, Bruno Ceschin, coordenador do concurso e Nima Kazerooni e demais representantes do Founder Institute, autores dos projetos e interessados.

Após a introdução feita pelo presidente Antonio Miguel Espolador Neto e João Guilherme Duda, vice e coordenador do CJE, Kazerooni explanou os objetivos e atividades desenvolvidas pela instituição que visa globalizar a mentalidade empreendedora consagrada no Vale do Silício, com presença física em mais de 60 países de todas as regiões do mundo e 125 cidades.

Segundo o executivo, a ideia é disseminar essa mesma mentalidade no ecossistema brasileiro de startups, visando a construção de grandes empresas e trazer benefícios para a economia local e nacional. Ele disse também que atuando dessa maneira, o  Founder Institute, maior e mais abrangente programa global para a formação de empreendedores e plataforma de lançamento de startups, ajuda a formar empreendedores dentro do próprio país e a transformar sonhos em realidade.

Projetos inovadores

Os semifinalistas André Maciel (Fitness For Fun), Matheus Ganzert (Easy Park), Yuri Melo (Nexu), Ricardo Tatesuzi de Souza (Polióis Vegetais), Marcelo Moraes (Nuusga), Marcelino Canelada (TOPMarket), Julio Martins (EDUCApop), Orlando Laragnoit Junior (Listely) e Rene Castro Berardi (Uma janela para o mundo), tiveram três minutos para fazer a apresentação resumida de seus projetos, além de responder perguntas colocadas pela comissão de avaliação.

Os projetos vencedores do 4º Concurso Minha Ideia Muda o Mundo, segundo as exigências do regulamento deveriam versar sobre ideias capazes de mudar o mundo, o comércio e a própria vida.

Na categoria vida, o Easy Park foi desenvolvido por Matheus Ganzert, consistindo num aplicativo com milhares de informações e endereços de estacionamentos privados para automóveis em grandes áreas urbanas, visando a rápida localização dos mesmos com economia de tempo e dinheiro.

Com foco essencial na preservação do meio ambiente o projeto Polióis Vegetais da especificação mundo, foi defendido pelo engenheiro Ricardo de Souza como alternativa viável na substituição de petroquímicos na produção industrial.

E na categoria comércio Orlando Laragnoit Junior discorreu sobre o projeto Listely destinado a tornar mais fácil, rápida e barata a contratação de empregados por meio de um aplicativo de celular.