Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP

Na noite desta segunda (24), na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), foi referendada a eleição do empresário Gláucio Geara como presidente da ACP para o triênio 2017-2019. Geara registrou chapa única – a Barão do Serro Azul – para concorrer ao cargo como sucessor de Antonio Miguel Espolador Neto, atual presidente da entidade.

Após reunião entre os integrantes do conselho, foi realizada cerimônia comemorativa entre os novos membros da diretoria e funcionários da ACP, que já se preparam para a transição.

Abrindo a sessão de cumprimentos ao novo presidente, Espolador aproveitou para agradecer aos conselheiros atuantes durante sua gestão, responsáveis por entregar, em 2017 “uma ACP institucionalmente fortalecida e com o orçamento em dia, com produtos e serviços cada vez melhores e mantendo a tradição de ser um ícone do associativismo no Paraná”.

Convidado a cumprimentar a nova diretoria, o ex-governador do Paraná e vice-presidente da ACP, Mário Pereira, discursou dizendo que “neste momento de profundas mudanças morais e éticas no país, será ótimo poder acompanhar as mudanças que a ACP poderá promover com atitudes pontuais. Por isso estamos entrado de forma entusiasmada para que os parceiros de chapa possam ombrear a sua gestão”, comemorou.

O 31º presidente na linha sucessória, Gláucio Geara, deve lutar pelos micro, pequenos e médios empresários, principal foco da ACP, além de reclamar medidas que possam provocar o crescimento do país o mais rápido possível.  Será uma gestão pautada pelo diálogo. “Quando conversei com cada um de vocês para a composição do nosso grupo, não recebi nenhuma recusa ou questionamento, o que nos aporta a pesada responsabilidade de comandar a entidade. Aliás, é preciso ressaltar que este comando será discutido, dividido, compartilhado e, acima de tudo, democrático, como ordena a tradição da Casa”, disse aos convidados e membros da diretoria.

“Venho da área empresarial e aprendi que primeiro a gente produz, ganha e paga as contas, para então economizar. O que sobrar, investe-se. Ou melhor, para usar uma expressão da atualidade: “quando sobra”, finalizou.

 

Abaixo confira o discurso na íntegra e a composição da nova diretoria

Em primeiro lugar meu especial agradecimento a vocês, amigos e amigas que aceitaram este importante e grande desafio para compor a chapa Barão do Serro Azul, incumbida de dirigir a nossa querida Associação Comercial do Paraná até o ano de 2019.

Somos e seremos todos voluntários dessa causa, que é estar à frente de uma entidade fundada há 126 anos, contando hoje com mais de 30 mil associados, mas tendo a honra e a prerrogativa de representar o setor produtivo como um todo.

Na verdade, missão que temos desempenhado com ardor e entusiasmo, sabedores de que a união de esforços sempre colaborou, e haverá de prosseguir colaborando para as grandes realizações em prol da sociedade paranaense.

Quando aqui entrei, minutos atras, olhei para este mural com os ex-presidentes que aqui passaram. Foram 30 contando com o atual, meu querido amigo Antonio Espolador Neto. E terei, como trigésimo primeiro presidente da ACP, a honra de dar sequência ao trabalho de grandes homens e de uma mulher, não menos exemplar em sua dedicação às causas nobres, a saudosa Maria Cristina Andrade Vieira.

Devemos a eles um preito de gratidão e sincera homenagem, pelo tanto que fizeram para o avanço de nossa entidade.

Entrei para esta casa como sócio, por meio de empresa de minha propriedade, no ano de 1973. Em 1986, atendendo convite do então vice-presidente Maurício Frischmann, aceitei fazer parte do Conselho Superior.

Em 1990, participei com outros companheiros do grande processo que permitiu ampla renovação dos quadros diretivos da entidade  e que acabou mudando os destinos da ACP, tornando-a mais sintonizada com um Brasil que alcançava estabilização política e econômica e consolidava sua democracia.

Ocupei ainda cargos de vice-presidente em seis gestões e hoje estou aqui não por vaidade, mas por vontade de inúmeros companheiros que me estimularam a aceitar este desafio.

Somos 91 membros desta diretoria e conselhos estatutários. Teremos uma grande responsabilidade de dar seguimento a tudo quanto fizeram os presidentes e diretorias que por aqui passaram.

O primeiro, nosso patrono e fundador Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, legou-nos uma história permeada pela ética, pela paixão ao empreendedorismo, pelo destemor e audácia, princípios que seguiremos nos próximos três anos.

O momento político ímpar que o Brasil atravessa nos deixa com a expectativa de que muito esperam de nós os milhares de associados,  pequenos, médios e grandes comerciantes, empresários, industriais, prestadores de serviços, profissionais liberais, empreendedores que compõem o atual quadro associativo.

Nossa Associação Comercial do Paraná, nesses 126 anos de existência, sempre pautou  sua atuação pela defesa da economia de mercado, da livre iniciativa, do direito ao lucro.  É e sempre será intransigente na defesa dos valores da democracia, além de lutar por um estado menos agigantado.

Não contamos com contribuição compulsória e não recebemos recursos de órgaos estatais. Não fazemos parte do Sistema S. Por isso, meus caros amigos e amigas, a ACP vive do seu negócio, da mensalidade de seus associados, da oferta de produtos e serviços que ajudam o empreendedor a crescer, a melhorar suas margens de lucro, a gerar mais empregos e riquezas.

Reunimos hoje aqui na ACP pessoas que aceitaram compartilhar da direção de uma entidade centenária, repetimos, INDEPENDENTE e sem coloração partidária e, por isso mesmo, com uma grande força institucional que a capacita a colaborar, cobrar, sugerir, contestar, fazendo-o  sempre em defesa dos associados e do setor produtivo.

Quando conversei com cada um de vocês para a composição do nosso grupo, não recebi nenhuma recusa ou questionamento, o que nos aporta a pesada responsabilidade de comandar a entidade. Aliás, é preciso ressaltar que este comando será discutido, dividido, compartilhado e, acima de tudo, democrático, como ordena a tradição da Casa.

Venho da área empresarial e aprendi que primeiro a gente produz, ganha e paga as contas, para então economizar. O que sobrar, investe-se. Ou melhor, para usar uma expressão da atualidade: “Quando sobra”.

Agora, antes de encerrar, quero dedicar na minha fala um capítulo especial ao nosso anfitrião, Antonio Miguel Espolador Neto, que preside a nossa ACP até o próximo dia 31 de dezembro.

Nesses 30 meses como seu primeiro vice-presidente, o Toninho, caracterizado por sua humildade, demonstrou enorme capacidade de trabalho. Foi um gestor incansável no dia a dia, desprovido de qualquer vaidade que pudesse mudar sua conduta. Mostrou que se pode ser um líder transmitindo a seus liderados a concórdia e a razão.

Toninho, muito obrigado!

Por fim, meus amigos e amigas, teremos 36 meses de convivência nesta Casa e, cada um de vocês, pessoas representativas em seus setores de atividade no Paraná, poderá trazer uma contribuição de alto nível e significado para o contínuo aperfeiçoamento da agenda de compromissos de uma associação que é motivo de orgulho para o associativismo paranaense e exemplo para o Brasil!

Muito obrigado a todos!

 

Composição da nova diretoria

CAMILO TURMINA  – 1º vice-presidente

ODONE FORTES MARTINS – 2º Vice-Presidente

SINVAL ZAIDAN LOBATO MACHADO – 3º Vice-Presidente

JEAN MICHEL PATRICK TUMEO GALIANO – 4º Vice-Presidente

JOSÉ EDUARDO MORAES SARMENTO – 5º Vice-Presidente

IVO ORLANDO PETRIS – 6º Vice-Presidente  –  1º Secretário

MARIA CRISTINA FERNANDES MEDEIROS COUTINHO –  7º Vice-Presidente  –  2ª Secretária

ALINE MORITZ PERUSSOLO SOARES – 8º Vice-Presidente  –  3ª Secretária

DALTON ZENI RISPOLI – 9º Vice-Presidente   – 1º Tesoureiro

AIRTON ADELAR HACK – 10º Vice-Presidente   – 2º Tesoureiro

ANTONINHO CARON – Vice-Presidente

CARLOS ANTÔNIO GUSSO – Vice-Presidente

CARLOS EDUARDO DE ATHAYDE GUIMARÃES – Vice-Presidente

CRISTIANE CANET MOCELLIN – Vice-Presidente

ELOY BIESUZ  – Vice-Presidente

GERALDO LUIZ GONÇALVES  – Vice-Presidente

GUSTAVO VIEIRA TACLA – Vice-Presidente

HELIO BAMPI – Vice-Presidente

LEONARDO SPERB DE PAOLA – Vice-Presidente

MÁRIO PEREIRA – Vice-Presidente

NORMAN DE PAULA ARRUDA FILHO  – Vice-Presidente

PAULO ROBERTO BRUNEL RODRIGUES Vice-Presidente

PEDRO JOANIR ZONTA   – Vice-Presidente

RICARDO DOS SANTOS ABREU – Vice-Presidente

 

CONSELHO SUPERIOR

ABDO DIB ABAGE

ANA AMÉLIA CUNHA PEREIRA FILIZOLLA

CADRI MASSUDA

CELSO ANTONIO FRARE

FELIX ARCHANJO BORDIN

FERNANDO XAVIER FERREIRA

FLÁVIA CRISTINA IZIQUE SIMÕES DE ASSIS

FLAVIO ANTONIO MENEGHETTI

GLADIMIR ADRIANI POLETTO

GUSTAVO BALLAROTTI TFARDOWSKI

JAYME CANET NETO

JOÃO ELISIO FERRAZ DE CAMPOS

JOEL MALUCELLI

JORGE NACLI NETO

JOSÉ LUCIO GLOMB

JOSÉ PIO MARTINS

JOSÉ SALIM MATTAR JUNIOR

LEONARDO PETRELLI NETO

LUIZ CARLOS BORGES DA SILVEIRA

LUIZ FRANCISCO NOVELLI VIANA

MARINO GAROFANI

MÁRIO VALÉRIO GAZIN

PAULO CÉSAR NAUIACK

RICARDO MUELLER

ROGÉRIA DOTTI

ROSANGELA MARIA WOLFF DE QUADROS MORO

RUY SENFF

SANDRA MARCHINI COMODARO

WALMOR WEISS

WILSON PICLER

 

CONSELHO DELIBERATIVO

ADONAI AIRES DE ARRUDA

ANA MARIA PETRUZZIELLO KOHANE

ANTONIO GILBERTO DEGGERONE

BERNADETE ZAGONEL

DIONISIO WOSNIAKI

EDDA DEISS DE MELLO E SILVA

EDMUNDO KOSTERS

EDUARDO CHRISTIANO LOBO AICHINGER

EDUARDO MANUEL RUIZ GOEHR

FERNANDO ANTONIO MIRANDA

GABRIEL VEIGA RIBEIRO

HENRIQUE DOMAKOSKI

HENRIQUE LENZ CESAR FILHO

HILGO GONÇALVES

JONEL CHEDE FILHO

JORGE CARVALHO DE OLIVEIRA JUNIOR

LUCYANNA JOPPERT LIMA LOPES

LUIZ ALBERTO DE PAULA LENZ CESAR

LUIS CELSO OLIVET MOURA BRANCO

LUIZ GUSTAVO VARDÂNEGA VIDAL PINTO

MARCO ANTONIO PEIXOTO

MARCO ANTONIO ROSSI

MARIA LUCIA GOMES

MARIO LAURO TAVARES MARTINELLI

MONROE FABRÍCIO OLSEN

NAIN AKEL NETO

NIAZY RAMOS FILHO

REGINA DE BARROS CORREIA CASILLO

WALDEMIR KURTEN

WALTER ROQUE MARTELLO

 

CONSELHO FISCAL

 

TITULARES

ARNALDO LUIZ MIRÓ REBELLO

DOMINGOS TARÇO MURTA RAMALHO

MARCIA CRISTINA SPRADA ROSSETIM

 

SUPLENTES

MÁRCIA SCHIER

MARIA TEREZINHA WOLLMANN

WILSON PORTES

 

 

 

Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP
Conselho Deliberativo referenda eleição de Gláucio Geara para presidência da ACP