Denúncias de pichações em Curitiba estão em queda

De acordo com os números divulgados pela Guarda Municipal de Curitiba, desde o ano de 2012, quando a campanha “Pichação é crime, Denuncie” foi lançada, houve significativa redução no número de denúncias de pichações em Curitiba. A campanha é liderada pela Associação Comercial do Paraná em parceria com a Prefeitura de Curitiba, Guarda Municipal e veículos de comunicação.

Até o mês de julho deste ano, foram 934 ocorrências envolvendo adultos e adolescentes. Durante o período que a campanha está em vigência, a cidade presenciou dois momentos: o primeiro, em que houve o aumento do número de denúncias com elevação das ocorrências em escala diretamente proporcional, e o segundo momento em que se constatou queda substancial nos números de denúncias e ocorrências de fato.

Desde o início da empreitada em 2012, as ações da campanha mobilizaram a população triplicando o número de atendimentos pelo número 153 da Guarda Municipal. Até 2011, era registrada a média anual de 700 denúncias, mas no ano de 2013 esses números subiram para mais de 2 mil, com 375 prisões/apreensões de 202 adolescentes e 173 adultos.