Desfile das Escolas de Samba volta a seu local de origem

A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) da prefeitura municipal de Curitiba comunicou à Associação Comercial do Paraná (ACP) que o desfile de carnaval desse ano voltará a ser na avenida Marechal Deodoro, da mesma forma que ocorria há 17 anos.

Segundo a FCC, a volta do Carnaval curitibano à tradicional avenida faz parte e contribui com o Projeto Cento Vivo, pois estimula a população dos bairros a voltar à região central, contribuindo para a melhoria da segurança no local, bem como a exposição das marcas e estabelecimento comerciais instalados na região.

Tendo em vista a preocupação dos moradores e comerciantes instalados no local e seu entorno, a FCC apresentou as seguintes garantias:

1-     Montagem e desmontagem das estruturas nas avenidas serão feitas em no máximo três dias cada. As arquibancadas serão instaladas apenas em um lado da via, com o outro lado recebendo estruturas menores, como espaços destinados a convidados e jurados.

2-     Haverá banheiros químicos em número suficiente para o porte do evento, bem como campanha para estímulo ao uso desses banheiros, inclusive com marchinha específica, a exemplo do que já é feito nos desfiles do bloco Garibaldis e Sacis.

3-     Haverá um programa reforçado de segurança envolvendo a Guarda Municipal e a Polícia Militar.

4-     Será colocado em prática um plano especial para o trânsito, como o objetivo de reduzir o impacto na via e seu entorno.

5-     Encerrados os desfiles, as equipes de limpeza trabalharão para deixar as ruas da região limpas, inclusive com a utilização de produto químico especial à base de pinho.

6-     Entre as ações dispersivas, haverá a proibição da venda de bebidas alcoólicas a partir de uma hora antes do horário programado para o término do evento.