ACP | Associação Comercial do Paraná

Dia dos Namorados anima o consumidor, constata Boa Vista SCPC

Pesquisa da Boa Vista SCPC mostra que, apesar das dificuldades econômicas, 92% dos brasileiros pretendem comprar presentes para a data; 33% gastarão menos de R$ 100,00 com o presente

Apesar das dificuldades econômicas, o consumidor está disposto a gastar no Dia dos Namorados. Nada menos que 92% dos brasileiros vão comprar presentes para comemorar a data, 26 pontos percentuais acima do registrado em 2014, de acordo com pesquisa nacional da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), realizada com mais de 2 mil consumidores em todas as regiões do país e divulgada pela Associação Comercial do Paraná.
Mais da metade dos consumidores (57%) gastarão até R$ 200 para presentear no Dia dos Namorados: 33% até R$ 100 e 24% de R$ 101 a R$ 200. Os 43% restantes planejam despender acima de R$ 201.

A pesquisa da Boa Vista SCPC mostrou um “descasamento” entre o que se pretende presentear e o “sonho de consumo” dos presenteados. Enquanto a maioria (28%) planeja comprar itens de vestuário e acessórios e 20% optarão por smartphones e celulares, os presenteados têm pretensões mais românticas: 43% gostariam de ganhar no Dia dos Namorados uma viagem com seu par e 21% preferiam ser convidados para um jantar a dois.

Os consumidores utilizarão principalmente dinheiro (48%) para pagar o presente dos Namorados e o cartão de débito é a segunda opção, com 35%. Entre os que parcelarão suas compras, 71% vão pagar com cartão de crédito e 17% com carnê.
Entre os que não vão comprar presentes para comemorar a data, 59% alegam que não têm condições financeiras ou estão endividados. O levantamento da Boa Vista SCPC revelou também que 19% dos respondentes afirmam estar desempregados e por isso não farão gastos extras para comemorar a data.

A sondagem completa Hábitos de Consumo – Dia dos Namorados 2015 está disponível por regiões brasileiras e classes sociais em: http://www.boavistaservicos.com.br/noticias.

Nota metodológica
Os dados da sondagem de opinião do consumidor sobre os Hábitos de Consumo para o Dia dos Namorados de 2015 foram obtidos por meio de um levantamento eletrônico realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), de 11 a 22 de maio de 2015, com 2.065 consumidores usuários do site Consumidor Positivo www.consumidorpositivo.com.br. Para leitura dos resultados foram consideradas as diferenças estatísticas entre as amostras coletadas.

Sobre a Boa Vista SCPC
A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.
A empresa coloca à disposição dos brasileiros serviços que os ajudam a cuidar bem do seu nome, a prevenir-se contra fraudes e usar o crédito de forma sustentável. É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita pela Internet (www.consumidorpositivo.com.br) de seus débitos registrados no banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.

Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, distribuidores, representantes e parcerias com mais de 2,2 mil entidades de classe. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera também o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.