Executivo diz que inovar é criar valor

O Instituto ACP para Inovação, sob a coordenação de Eduardo Aichinger, também coordenador do conselho deliberativo da instituição, recebeu convidados nessa quinta-feira (22) para uma palestra proferida pelo executivo Denilson Farias, diretor presidente da Dtcom Educação e Comunicação Corporativa. Farias abordou vários aspectos da inovação em produtos e tecnologia, discorrendo sobre cases de marcas famosas na economia globalizada.

“Inovar em processos e produtos é a intenção da maioria absoluta dos empresários, muito embora a tomada de decisões concretas ainda não seja uma prática freqüente na área”, comentou lembrando Steve Jobs, para quem “inovação é mudança para a criação de valor”. O executivo disse, ainda, que “não é a empresa mais forte que vence e somente sobrevive aquela que se adapta às exigências do mercado”. Entre outros, lembrou os exemplos da Volkswagen que por dez anos dominou o mercado brasileiro sem concorrência e da Grendene, importante indústria de calçados, hoje internacional, que começou sua história produzindo invólucros plásticos para garrafões de vinho na serra gaúcha.