Feirão do Imposto traz conscientização tributária a consumidores

A 13ª edição do Feirão do Imposto, realizada em Curitiba neste sábado (12) em frente à sede da Associação Comercial do Paraná  (ACP), mobilizou integrantes da entidade do setor produtivo em prol da conscientização da população quanto aos tributos embutidos nos produtos e serviços comercializados no Brasil. O evento foi realizado simultaneamente em mais de 100 cidades do Estado.

Na capital paranaense o evento é liderado pelo Conselho de Jovens Empresários da ACP, por meio de seu coordenador, João Guilherme Duda. De acordo com Duda, o diferencial do ato público realizado em 2015 foi a conscientização quanto à correta destinação dos impostos arrecadados pelo governo. “Precisamos estar cientes de que todos, sem exceção,  são contribuintes deste eterno depósito de impostos que é o governo. Até mesmo quem nunca recolheu uma única guia de imposto. Por isso é preciso cobrar a correta aplicação destes tributos, que devem de fato retornar em forma de bons serviços de saúde, educação e moradia”, destacou Duda.

Início
O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2003, na cidade de Joinville (SC) pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que mobilizou a sociedade civil joinvilense para informar e, sobretudo, educar a população a respeito do quanto se paga em impostos. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, desenvolvida anualmente pela Conaje para conscientizar se quanto se paga em impostos e acompanhar a destinação dos tributos.