ACP | Associação Comercial do Paraná

Fórum discute participação do jovem na política

Personalidades do cenário político falam sobre a participação dos jovens e mulheres na atividade

Na tarde da última sexta-feira, (6) a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Curitiba – BPW, em parceria com o Conselho da Mulher Executiva da ACP e da Mulher Empreendedora da Fecomércio, promoveram o fórum ”A Mulher e o Jovem na Política”. Durante o encontro falou-se sobre a importância de aproximar a população, principalmente jovens e mulheres da política nas esferas federal, estadual e municipal. O presidente da ACP, Edson José Ramon, fez a abertura do evento destacando a importância da  participação efetiva dos  jovens e das mulheres no cenário da política nacional.

O ex-deputado federal e ministro da Saúde no governo Sarney, Luiz Carlos Borges da Silveira, discorreu sobre o tema proposto na cartilha “Despertar Cidadão”, no qual aborda a conscientização da sociedade sobre o direito da importância de conhecer direitos e deveres, em busca de uma reforma política adequada pertinente e consistente. Na opinião do ex-ministro a participação das mulheres e dos jovens na política é fundamental, pois eles são maioria no país.

Conceição Barindelli, presidente da BPW Curitiba, falou sobre a importância de inserir na grade curricular das escolas, valores como civismo e cidadania, que segundo ela, são ações facilitadoras da inserção dos jovens na política.

O evento teve a participação do presidente do diretório do PMDB de Curitiba, deputado estadual Reinhold Stephanes Junior; Maria Vitória Barros, presidente do PP Jovem, Pedro Guerra, presidente do PSD Jovem, dos deputados federais Ratinho Júnior (PSC) e Rosane Ferreira (PV), vereadores Felipe Braga Cortes (PSDB) e Julieta Reis (DEM), dos prefeitos de Ponta Grossa e Palmas (TO), Marcelo Rangel (PPS) e Carlos Amastha (PP), respectivamente, da secretária estadual da Administração e Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara e da secretária municipal da Mulher, Roseli Isidoro  e Rafaela Lupion. 

O fórum foi coordenado por Rossana Lazzarotto de Oliveira e Valeria Borges da Silveira, vice-presidentes da BPW Curitiba.