ACP | Associação Comercial do Paraná

Empresários e homens públicos homenageados pela ACP

Entidade reconhece bons serviços prestados ao desenvolvimento socioeconômico

Dentro das comemorações alusivas ao Dia do Comerciante, transcorrido nessa quarta-feira (16), a Associação Comercial do Paraná (ACP) prestou homenagens ao deputado estadual Ney Leprevost, ao deputado federal Eduardo Sciarra e aos empresários Joel Malucelli e Reinaldo José Haen, que receberam placas de metal de congratulações pelos serviços prestados na vida pública e iniciativa privada. O governador Beto Richa prestigiou o evento, e  em seu pronunciamento afirmou que “se sentiu honrado ao sancionar a lei que reconhece o Barão do Serro Azul como patrono do comércio paranaense, empresário que muito contribuiu para o desenvolvimento do estado”.

O deputado Ney Leprevost foi homenageado pela autoria do projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Beto Richa, fazendo do empresário Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, fundador da Associação Comercial do Paraná, patrono do comércio paranaense.

No discurso de agradecimento, Leprevost lembrou aspectos da biografia do Barão do Serro Azul, ao justificar a necessidade do reconhecimento ao grande trabalho realizado pelo herói nacional, “assassinado de forma cruel por militares ligados ao presidente Floriano Peixoto”.

Também homenageado, o deputado federal Eduardo Sciarra enfatizou sua interação com a ACP em vários movimentos em defesa dos interesses do setor produtivo, incluindo questões ligadas à carga tributária, extinção da multa de 10% sobre o FGTS (não aprovada no Congresso), Ficha Limpa e outras.

O deputado iniciou a carreira profissional exercendo a presidência da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) e, mais tarde do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-PR), foi secretário da Indústria e Comércio no governo Jaime Lerner, elegendo-se em seguida para a Câmara dos Deputados por três mandatos.

Os empresários distinguidos no Dia do Comerciante por iniciativa do Conselho de Câmaras Setoriais da ACP, coordenado pelo vice-presidente Camilo Turmina, foram Joel Malucelli, criador do grupo J. Malucelli, o terceiro maior conglomerado privado da economia estadual, formado por 74 empresas atuantes nos ramos de energia, seguros, crédito, investimentos, previdência, comunicação, infraestrutura e construção pesada, entre outros, e Reinaldo José Haen, proprietário da Agência Bicicleta, um dos mais tradicionais estabelecimentos comerciais de Curitiba.