A importância do Score na concessão de crédito

Entre as empresas, é comum utilizar como base o Score ao analisar a possibilidade de uma concessão de crédito. Apesar da sua importância, os consumidores ainda têm poucas informações referentes à ferramenta.

De acordo com a Associação Comercial do Paraná/Boa Vista Serviços, o Score utiliza o resultado de cálculos estatísticos para indicar a probabilidade de inadimplência de pessoas ou grupos em um determinado período de tempo. Ele é apresentado em uma pontuação que vai de 0 a 1.000, sendo que, quanto maior o valor, maior a probabilidade de o consumidor manter o crédito em dia.

O Score é definido a partir de dados cadastrais, restrições atuais ou antigas, quantidade de consultas ao CPF ou CNPJ e informações de comportamento fornecidas pelo Censo, como índice de inadimplência por região, pesquisas sobre o mercado de trabalho, entre outras.

Para a pessoa física, manter um bom Score traz inúmeros benefícios, como uma avaliação segura na quantidade de parcelas, taxas de juros e prazos, o que diminui a probabilidade de endividamento. Para as empresas que utilizam deste método, há uma melhoria no conjunto de políticas internas de concessão de crédito, trazendo mais imparcialidade na definição. A ferramenta reduz custos operacionais, pois a empresa tem um sistema informatizado, além de garantir um crédito mais responsável auxiliando a economia como um todo.

A analista de pré-vendas da Associação Comercial do Paraná Deise Camargo destaca a atuação da entidade juntamente com a Boa Vista Serviços para a difusão da ferramenta aos seus milhares de associados. “Trazemos informações cada vez mais robustas, com ferramentas de score alinhadas a tecnologia, desenvolvendo variáveis cada vez mais aderentes na decisão de concessão de crédito para todos os segmentos”, afirma.

Como eu posso garantir um bom Score?

Não existe uma mágica para ter um bom Score. Como ele é formado por informações cadastrais e comportamentais, é possível promover uma melhoria a partir de ações no dia-a-dia como consumidor:

  • Mantenha suas contas em dia, evitando pagar após o vencimento;
  • Não solicite créditos a todo instante, pois gera consultas por parte da instituição concessora e para o mercado isso não é um bom sinal. Antes de buscar crédito, pesquise, obtenha informações e verifique se realmente as condições lhe agradam;
  • Inclua suas informações no Cadastro Positivo através do site da Boa Vista Serviços http://www.consumidorpositivo.com.br/;
  • Se você tem dívidas prescritas (após cinco anos), procure renegociar e quite-as;
  • Você pode possuir conta em vários bancos, mas use de forma consciente, caso contrário lhe trará mais problemas;
  • Não utilize limites de cartões ou cheque especial;
  • Não comprometa mais de 30% de sua renda com dívidas. Desconsidere no caso de financiamento imobiliário;
  • Evite sustar cheques;
  • Use produtos dos bancos, como cartão de crédito, investimentos, consórcios, financiamentos, etc., mas com consciência;
  • Nunca utilize serviços que prometem aumentar seu Score, é golpe. Para os birôs de crédito, seu Score precisa ter constância e não são levados em consideração aumentos momentâneos na pontuação;
  •  Invista uma parte de seus recebimentos em seu futuro;
  • Caso já tenha sido negativado, o trabalho será mais árduo, pois é necessário um pouco mais de tempo para gerar um histórico positivo no mercado, que pode ser de até três anos, dependendo do valor da dívida;
  • Regra de ouro: sempre quite seus compromissos em dia e não os adquira  além de suas condições de pagamento.

 

Consulta

Consulte o seu Score no site da Boa Vista Serviços, parceira da Associação Comercial do Paraná – http://www.boavistaservicos.com.br/formulario-entenda-score/