ACP | Associação Comercial do Paraná

Inadimplência e recuperação de crédito crescem em 2019 no Paraná

A inadimplência está aumentando em três das quatro cidades pesquisadas pela Boa Vista, parceira da Associação Comercial do Paraná, em nosso estado. Cascavel, Curitiba e Maringá tiveram aumento do número de inadimplentes em 2019. O maior aumento foi em Maringá, com 1,9%. Apenas Londrina reduziu a quantidade de pessoas que não estão com as contas em dia durante este ano, com diminuição da inadimplência em 0,7%. Os números divulgados pela Boa Vista/ACP são referentes ao mês de junho.

Na comparação de junho deste ano com junho do ano passado, houve diminuição da inadimplência nas quatro cidades. A maior redução foi em Londrina, com 4,4% e a menor foi Cascavel, com 1,7%.

Em relação à recuperação de crédito, ou seja, pessoas que estão conseguindo pagar as contas atrasadas e voltando a ter crédito, os números são positivos em 2019. Maringá apresenta o maior índice com 7,8%, enquanto Londrina tem o menor índice, com 2,7% ao longo deste ano. No comparativo de junho de 2019 com junho de 2018, a recuperação de crédito esteve em alta nas quatro cidades. Cascavel teve a maior taxa de recuperação no período com 10,2% e Londrina apresentou o índice mais baixo, com 4,1%.

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista/ACP pelas empresas credoras.