ACP | Associação Comercial do Paraná

João Guilherme Duda empossado na coordenação do CJE

Feirão do Imposto é a primeira realização dos jovens empresários curitibanos
O presidente Antonio Espolador Neto, da Associação Comercial do Paraná (ACP), deu posse formal ao vice-presidente João Guilherme Duda nessa quarta-feira (10), na função de coordenador do Conselho de Jovens Empresários (CJE), para o biênio 2014-2016. Duda vai substituir o também vice-presidente Henrique Domakoski, na atual gestão deslocado para a área de Novos Negócios. Assumiram também os componentes da diretoria do conselho, que terá como vice-coordenadores Vicente Loiácono Neto e Hélio Gilberto Belfort Amaral.

Espolador agradeceu a atuação do CJE no “estímulo ao empreendedorismo entre os jovens”, lembrando os ganhos obtidos pela instituição ao contar, há 18 anos, com o entusiasmo dos empresários em início de carreira. O presidente disse, ainda, que João Guilherme e sua equipe vão iniciar bem o seu trabalho “com o Feirão do Imposto a ser realizado na manhã do próximo sábado”.
Por sua vez, o novo coordenador asseverou que os jovens empreendedores também desejam “ser protagonistas e não apenas assistir a passagem do bonde”, reiterando que eles compartilham a ideia de trabalhar por um futuro promissor para o país.
Duda lembrou que foi o estudioso austríaco Josef Schumpeter o primeiro a usar a expressão “empreendedorismo”, no século passado, dizendo que “os jovens se destaca pela vontade extra de fazer a diferença, superar dificuldades e vencer pessoal e profissionalmente”.

A diretora jurídica do CJE, Luana Toniollo Domakoski, deu explicações sobre a 12ª edição do Feirão do Imposto, evento liderado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) com o envolvimento de vários apoiadores, que será realizado esse ano em 90 cidades.

Em Curitiba, os participantes deverão se concentrar na frente do prédio da ACP a partir das 9 horas, seguindo em caminhada na direção da Boca Maldita e retornando ao ponto inicial. Um quiosque estará montado nesse local expondo de produtos de consumo básico com etiquetas mostrando os preços finais e a respectiva carga tributária incidente sobre cada item.

Segundo Luana “a maioria da população desconhece o peso da tributação no preço final das mercadorias, e mostrar isso claramente é o principal objetivo do Feirão do Imposto”.

As entidades apoiadoras do Feirão do Imposto são as seguintes: Fiep, A Sombra do Imposto, Instituto de Direito Tributário do Paraná (IDT), Corecon, CRC/PR, IBPT, FAE Sindicombustíveis, Sescap/PR, Ford Slaviero, Oven Pizza Customizada, Conseg e Abrasel.