ACP | Associação Comercial do Paraná

Lei de Inovação é debatida na ACP

A convite do coordenador do Instituto ACP para Inovação, Eduardo Aichinger, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, fez palestra nessa quinta-feira (20) sobre a “Lei de Inovação do Estado do Paraná e sua Regulamentação”. Participaram do encontro o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio Felix, o presidente da Fundação Araucária, Paulo Roberto Brofman e o gerente de Inovação do Senai, Filipe Cassapo, que na ocasião destacaram a importância do papel da ciência e tecnologia no desenvolvimento, baseada na legislação específica. Também estiveram presentes os vice-presidentes da ACP, Airton Hack, Camilo Turmina e Ludovico Szygalski Junior.

Durante a apresentação do sistema de ensino superior estadual, o secretário ressaltou que o Paraná é um dos estados que mais investe em Inovação. O secretário disse que as universidades estaduais representam mais de 50% dos alunos matriculados em cursos de mestrado e doutorado e que mais de 100 mil estão inscritos em pólos presenciais e à distância. “O governo federal tem que dar mais atenção ao nosso estado, pois fazemos o dever de casa”, afirmou.

O secretário fez uma explanação dos projetos que estão sendo implantados pelo referido sistema como o Parque Tecnológico Virtual do Paraná, Universidade Sem Fronteiras, Bom Negócio PR, Rede Seti Transportes, Paraná Fala Inglês, Casa do Visitante Internacional (onde pesquisadores de outros países se hospedam), além de parcerias com outros setores de pesquisa e inovação.

O coordenador do Instituto ACP para Inovação, Eduardo Aichinger, destacou que o Paraná tem condições inegáveis para a inovação. “Vivemos um ambiente favorável para os entes produtivos e queremos ser reconhecidos como fórum permanente de apoio e prospecção de tendências inovadoras para o futuro de Curitiba e da região metropolitana”, finalizou.