ACP | Associação Comercial do Paraná

Leia a íntegra o discurso do presidente Antonio Espolador

 

Para mim é uma honra assumir a presidência da Associação Comercial do Paraná.

Este é um daqueles momentos marcantes que temos em nossa vida, em que a emoção supera a razão, sabendo da responsabilidade que terei juntamente com todos vocês, membros da diretoria e conselhos.

É confortador saber que os ex-presidentes irão dividir comigo a responsabilidade de dar continuidade aos grandes projetos em andamento.

E quero aqui exaltar a gestão de meu antecessor, Edson José Ramon, que tantas conquistas trouxe para nossa entidade, notadamente no campo institucional. Ramon tomou a frente de inúmeras campanhas corajosas que mobilizaram o setor produtivo e a população da cidade como um todo.

Quero agradecer minha família, meu filho Leonardo, minha filha Taisa, meu genro Gabriel, minhas netas Gabi e Alícia e em especial, minha querida esposa Sueli, por toda paciência que deverá ter comigo nesta nova jornada.

Assim como familiares e amigos, além de todos quantos, desde o início de minha trajetória profissional, me incentivaram e apoiaram nos desafios dos 40 anos de atuação empresarial, sempre com ética, dedicação e respeito.

Meus amigos:

Estou em Curitiba há 33 anos, tendo chegado aqui no vigor da juventude, impulsionado pelos sonhos e o desejo de ser um empresário de sucesso. Acho que superei minhas expectativas.

Sonhos estes que me perseguiam desde a adolescência, aos 14 anos, quando tive o meu primeiro emprego em estabelecimento comercial na cidade de Apucarana, Norte do Paraná, na rede de lojas Casas Felipe.

Quatro anos mais tarde assumi a gerência da loja de Ponta Grossa, com apenas 18 anos de idade, quando surgiu a oportunidade de montar meu próprio negócio em Curitiba.

No dia 6 de julho de 1981, aos 21 anos,  eu inaugurava a primeira loja de calçados no populoso bairro do Portão, o Depósito de Calçados Pague Menos.

Depois de 33 anos aqui estou assumindo a presidência desta entidade, me sentindo tão ou mais curitibano do que muitos que nasceram aqui. Porque amo esta cidade.

Quero reiterar o significado especial deste dia a meus amigos e colaboradores diretos e indiretos, fazendo-o igualmente diante deste seleto grupo de representantes políticos, magistrados, advogados, comerciantes, empresários e profissionais da imprensa.

Senhoras e senhores:

Sinto-me enobrecido ao assumir a função de presidente desta Casa e ter a oportunidade de fazer parte da história, ao lado de ilustres empresários paranaenses.

(Inclusive parabenizo meus amigos advogados pelo seu dia. Parabéns a todos.)

Empresários que em, 124 anos, transformaram a ACP num centro de referência, com ideias inovadoras e projetos arrojados, com visão de futuro e credibilidade reconhecida em todo o País.

Todas as bandeiras levantadas pela entidade, assim como as lutas em defesa dos interesses do setor produtivo não serão menosprezadas na gestão que começa hoje.

Com o auxílio dos vice-presidentes, coordenadores, conselheiros e colaboradores, com a experiência adquirida em muitos anos na atividade comercial, como empresário em vários segmentos e, de modo especial, com minha experiência na própria ACP, acredito estar preparado para enfrentar os desafios.

Vamos realizar um trabalho proativo à frente desta Casa, acima de tudo, priorizando os interesses dos associados.

A este grupo formado por milhares de empresários e empreendedores de todos os portes e ramos de atividades – razão de ser da existência da ACP – uma palavra especial de agradecimento e, ao mesmo tempo, de união para as novas lutas que estão diante de nós.

Neste particular, fica registrado o compromisso da melhoria constante dos nossos produtos  e serviços a fim de fazer da ACP um porto seguro para todos.

Senhoras e senhores:

Na condição de entidade apartidária e independente, a ACP não se descuidará do foco nas grandes questões nacionais, estimulando o debate transparente dos temas da atualidade por meio de seus conselhos.

Vamos também dar continuidade às parcerias já existentes com a Prefeitura de Curitiba por intermédio do prefeito Gustavo Fruet e, com o Governo do Estado, na pessoa do governador Beto Richa e toda a sua equipe.

A ACP continuará lutando, juntamente com outras entidades, pela redução da elevada carga tributária, um dos principais entraves ao fortalecimento das empresas.  Especialmente das pequenas e médias, exatamente aquelas que são as maiores geradoras de emprego e renda.

Falamos da extrema necessidade das reformas da legislação trabalhista, do sistema tributário e, sobretudo do sistema político.

Sem estas reformas, a sobrevivência de milhares de empresas e empreendedores se tornará inviável, assim como o valor maior que é o aperfeiçoamento da democracia.

É preciso acabar com o excesso de impostos, tributos, contribuições compulsórias que sufocam o crescimento do nosso país.

No sentido de dar consistência à disposição de estreitar parcerias, de compartilhar projetos e se aprofundar em temas importantes, a ACP continuará aliada ao G7, grupo formado pelas entidades Fiep, Faep, Fecomércio, Faciap, Fetranspar e Fecoopar, além da Associação Comercial do Paraná.

Enfim, a ACP estará ao lado de todas as entidades de classe que tenham bons projetos para beneficiar o empresariado e a sociedade.

Temos a certeza de que juntos alcançaremos memoráveis conquistas.

Com a Boa Vista Serviços, sócia e parceira, vamos manter um construtivo relacionamento profissional, alicerçado na permanente troca de tecnologia que dá suporte à busca da excelência dos produtos.

Com as entidades aliadas e nossos representantes em várias regiões do Estado, vamos trabalhar pela melhoria do apoio técnico, oferecendo produtos modernos e adequados, conforme as necessidades do mercado.

Importante reafirmar ainda que voltaremos nosso foco para o associado, que é a razão de ser desta entidade há 124 anos.

Ele estará no centro de nossas preocupações e todas as nossas energias estarão voltadas, desde o primeiro dia, para atendê-lo com melhores produtos e serviços.

Queremos o associado presente e participativo.

Para tanto, criaremos os mecanismos necessários para que ele possa ser ouvido e que participe do dia a dia de nossa entidade.

Este esforço seria de pouco valor se a ACP não pudesse contar com o apoio dos meios de comunicação, que sempre estiveram conosco na defesa do Estado Democrático de Direito, da liberdade de expressão e do direito à informação.

Ao concluir, reafirmo a promessa de muito trabalho, dedicação e respeito a todos os companheiros que juntamente comigo  aceitaram este desafio.

Que Deus nos guie e que os bons espíritos nos acompanhem. Que a força dos amigos nos ajude a alcançar o sucesso merecido por todos.

Muito obrigado e boa noite.