ACP | Associação Comercial do Paraná

Manual de segurança da informação é lançado

Níveis críticos e hierárquicos do tema foram explicados aos colaboradores da ACP

A analista sênior de Recursos Humanos da Associação Comercial do Paraná (ACP), Fernanda Alves, apresentou nessa terça-feira (29), ao corpo de servidores da entidade o Manual de Segurança da Informação, elaborado em conjunto pelos setores de Gestão de Informações, Tecnologia da Informação e Recursos Humanos.

Segundo Fernanda, o “manual foi elaborado com o objetivo de facilitar e nivelar o entendimento de todos os colaboradores e usuários da ACP sobre o tema”, tendo em vista a sua importância no contexto atual de mercado.

Confidencialidade, integridade e disponibilidade de informações, de acordo com o manual entregue a cada servidor da ACP, constituem o tripé de princípios básicos da política de segurança da informação implantada a partir de agora, e “que está aberta às sugestões de cada colaborador, para seu contínuo aperfeiçoamento”, sublinhou. 

A informação em seus vários formatos cumpre finalidades específicas e se destinam a atender interesses de grupos determinados, daí a relevância do aspecto da confidencialidade. A analista destacou também os demais níveis críticos da informação, que poderá ser de natureza restrita interna ou pública.

Os colaboradores tiveram uma visão geral dos níveis hierárquicos da entidade que produzem informação, a saber, institucional, estratégico, tático e operacional. “O nível institucional é o mais elevado e a ele cabe decidir os objetivos globais da ACP”, explicou Fernanda, citando as políticas, diretrizes e objetivos organizacionais que emanam da alta direção.

No nível estratégico, integrado por gerentes e executivos, são estudadas as necessidades, conveniências e restrições das políticas institucionais, bem como esquematizadas as ações das demais áreas envolvidas no nível tático, a quem compete a execução das ações do dia a dia sob liderança de gerentes, supervisores e coordenadores. No nível operacional estão colocados os servidores diretamente responsáveis pela execução e realização das atividades administrativas a cargo de analistas, assistentes e demais cargos.