• Agenda
  • Arbitac
  • Atendimento ao Consumidor
  • LGPD
  • Notícias
  • Imprensa
  • Instituto do Barão
  • Sobre a ACP
  • Produtos e Serviços
  • Blog
  • Área do Associado
  • 2ª Via Boleto
  • Busca
  • Torne-se Sócio
CLIQUE AQUI E ASSOCIE-SE
ÁREA DO ASSOCIADO
Login:
Senha:

Notícias

Voltar para todas as postagens

<
Ir para a última postagem >

Diretoria da ACP sugere medidas de combate ao coronavirus

24 de mar de 2021 | Escrito por ACP

A diretoria da Associação Comercial do Paraná encaminhou às autoridades uma carta aberta em que apresenta propostas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Entre as sugestões, que visam basicamente reduzir significativamente a circulação de pessoas, a entidade se posiciona a favor de medidas como antecipação de feriados e rodízio no funcionamento do comércio, entre outros.

Segue a carta na íntegra com detalhes das sugestões:

Diante das incertezas com o aumento de casos de covid-19 e a superlotação dos hospitais, a Associação Comercial do Paraná propõe a discussão conjunta com o poder público de alternativas para que saúde e economia andem juntas.

Não se questiona a necessidade das normas restritivas. Elas são necessárias para impedir o total colapso do sistema de saúde e que pessoas morram por falta de leitos em hospitais.

O problema é o infindável abre e fecha e a incerteza que tira o sono dos empresários sobre a sobrevivência dos seus negócios. É real a ameaça de falências e de grande desemprego no setor de varejo.

A ACP, como representante de milhares de associados, do varejo em especial, propõe a adoção de medidas que possam reduzir de forma significativa a circulação de pessoas e ao mesmo tempo permitir que as lojas continuem abertas para atender a população, mesmo que de forma limitada. O que o comerciante precisa neste momento é ter o direito de trabalhar, produzir, honrar os prazos com seus fornecedores, manter os salários dos seus empregados em dia e ter esperança no futuro próximo.

Diante disso, a entidade sugere às autoridades um modelo de escalonamento para o funcionamento do comércio que possa ser adotado de forma contínua até que se consiga uma redução substancial dos casos de covid-19.

Lojas devem seguir com os protocolos de saúde e restrição de pessoas por metro quadrado.

Precisamos liquidar com a ideia de “essencial” e “não essencial”. Todos podem trabalhar com menos horas presenciais: lojas de rua das 12h às 17h e shoppings das 15h às 20h. Os horários dos supermercados poderiam ser limitados ao período entre 8h e 14h, liberando-se a todos os segmentos a venda com delivery e por aplicativos.

Para reduzir ainda mais a circulação de pessoas, cada estabelecimento poderia trabalhar um dia e fechar no outro em um sistema de rodízio de atividades econômicas e com redução de horários.

Como complemento, sugerimos também a antecipação de feriados – o que acaba de ser implementada em São Paulo e Rio de janeiro, destacando que medidas de bloqueio nos acessos ao litoral são perfeitamente factíveis para impedir aglomerações nas praias.

Baseadas em consultas a nossos associados, as sugestões visam contribuir para a superação deste difícil momento. Somos um país com enormes carências e todos, sem exceção, precisam de trabalho. Com bom senso e previsibilidade poderemos vencer os desafios.

DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO PARANÁ

 

Galeria de Imagens

Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.

VER ACERVO
  • Institucional
  • História
  • Diretoria
  • Conselhos
  • Documentos
  • Notícias
  • Galeria de Imagens
  • Revista do Comércio
  • PRODUTOS E SERVIÇOS
  • Análise de Crédito
  • Negativação e Cobrança
  • Inteligência de Mercado
  • Cadastro Positivo
  • Valida ID
  • Arbitac
  • Locação de Espaços
  • Benefícios
  • Unimed Saúde
  • Myrp | Sistema de Gestão
  • Redução Energia
  • VR Benefícios
  • Certificado Digital
  • Meios de Pagamento
  • Seguro de Vida Empresarial

ASSOCIE-SE

SOLICITAÇÃO DE CANCELAMENTO

TRABALHE CONOSCO

CONTATO

ÁREA DO COLABORADOR

Rua XV de Novembro, 621
Curitiba
CEP: 80020-310

(41) 3320-2929

© Copyright Associação Comercial do Paraná - Todos os direitos reservados

76.583.004/0001-01

Certificado e desenvolvido por Explay Web Agency

Utilizamos cookies, em conjunto com nossos parceiros, para aprimorar sua navegação em nosso site. Isso inclui analisar a audiência e o desempenho, exibir publicidade e conteúdo personalizados (inclusive com base na sua localização), e facilitar sua interação com nossas redes sociais.
Você tem total controle sobre suas preferências! Acesse a seção "gerenciar os cookies" em nosso site para personalizar suas escolhas a qualquer momento.
Para informações detalhadas sobre como seus dados são utilizados, consulte nosso Aviso de Privacidade
OkPolítica de privacidade