ACP | Associação Comercial do Paraná

Monumentos da Praça 19 de Dezembro ganham revitalização especial com trabalhos de limpeza e remoção de pichações

Os painéis e monumentos da Praça 19 de Dezembro, no Centro de Curitiba, estão recebendo um trabalho especial de limpeza e remoção de pichações. A revitalização da área, marco do centenário da emancipação do Paraná, iniciou na manhã desta sexta-feira (11) com previsão de entrega em 10 a 15 dias. Participam da ação a Prefeitura de Curitiba, através da Fundação Cultural, em parceria com a Associação Comercial do Paraná e a iniciativa privada.

Os trabalhos concentram ações para o despiche e a impermeabilização do painel de granito em relevo assinado pelos artistas Erbo Stenzel e Humberto Cozzo, o painel de azulejos com desenhos de Poty Lazzarotto, além das estátuas do Homem Nu e da Mulher Nua, que simbolizam, respectivamente, o trabalhador paranaense e a Justiça.

Todo trabalho de revitalização do logradouro público será realizado com produtos sustentáveis e não agressivos da Linha Especial de Limpeza e Impermeabilização da Vonder. Eles reúnem alta tecnologia e inovação, sendo aprovados para trabalhos de limpeza e manutenção em superfícies delicadas, pois não causam danos ao meio ambiente, à superfície e obra original e também ao profissional que o manuseia. “Nossa linha conta com produtos que agregam alta tecnologia e eficiência para esse tipo de trabalho e nada melhor que testá-los em um dos mais importantes cartões postais de Curitiba, cidade da Matriz da nossa empresa”, destacou Valter Lima Santos, diretor comercial do Grupo OVD, detentora da marca de ferramentas Vonder, que recentemente lançou a linha de produtos no mercado brasileiro, que são provenientes da França e utilizados em inúmeros monumentos e cidades históricas pelo mundo.

Limpeza especializada

A Linha Especial de Limpeza e Impermeabilização da Vonder conta com 12 produtos segmentados em limpeza, remoção e impermeabilização das superfícies, através de fórmulas inteligentes e biodegradáveis, com pH neutro e à base d’água, e a inovação da nanotecnologia que considera partículas muito pequenas e inteligentes, que penetram onde outros produtos não conseguem alcançar, reconhecendo os agentes de sujidades ou que não fazem parte do material e, por isso, um poder muito maior de manutenção e limpeza das superfícies.

Esses princípios já são uma tendência mundial e contam com um lastro de qualidade internacional e fórmulas francesas e em algumas linhas alemãs, que garantem a presença em mais de 55 países e contam com diversos prêmios e certificações internacionais pela qualidade e pela inovação Eco-Friendly, justamente por terem uma proposta diferenciada, não agressiva e altamente valorizada quando o assunto é sustentabilidade e preservação de todos os recursos disponíveis.

Especificamente para os trabalhos na praça, estão sendo utilizados o Limpador Desincrustante Vonder, o Removedor de Multipichação Vonder e o Impermeabilizante Óleos Vonder, com fórmulas e tecnologias já utilizados para a revitalização e restauração de museus a céu aberto e monumentos do mundo inteiro. A Vonder também disponibilizou para a ação na Praça 19 de Dezembro equipamentos como a Lavadora de Alta Pressão a Gasolina LGV 2800, Equipamentos de Proteção Individual específicos para esse tipo de atividade e acessórios para limpeza urbana e em geral.

O Limpador Desincrustante Vonder é um poderoso decapante orgânico que não necessita neutralização após enxágue, sendo indicado para porcelanatos antigos e muito sujos, pisos porosos encardidos, pedras naturais, calçadas, rejuntes e pisos internos/externo. Já o Removedor de Multipichação permite a remoção de pichação e resíduos de pintura de superfícies delicadas que podem ser manchadas por solventes comuns, como pedras, madeiras, metais, concreto, pisos, rejuntes, monumentos, placas, cerâmicas, vidros, lonas e paredes não pintadas. E na finalização dos trabalhos e proteção dos monumentos, o Impermeabilizante Óleos, com ação de proteção contra a ação de água, óleo, pichações e fuligem, ideal para aplicações em paredes, pisos e telhados.

Fotos: divulgação/OVD